Criei meu Blog

Criei meu blog com o objetivo de postar as atividades realizadas no curso Tecnologias da Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC's, uma exigência do curso aprender a criar um blog. Pretendo continuar postando algumas sugestões de Planos de Trabalho para contribuir no planejamento das aulas das minhas colegas professoras para ajudá-las a desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares e o uso das diferentes tecnologias. Na sociedade atual, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento que não podemos e não devemos ignorar.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Conceito de Currículo


   Currículo são todos os elementos que envolvem o processo educativo, envolvendo a escola como um todo e não apenas a relação professor-aluno e conhecimento. O currículo não se restringe apenas ao plano e grade curricular que estão na proposta pedagógica da escola.

De acordo com a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Telêmaco Borba, o conceito de Currículo escolar é o conjunto de princípios que estabelecem, norteiam, organizam, direcionam as ações da escola, tais como: As concepções teóricas, a organização curricular, a organização do trabalho pedagógico, a avaliação.
A organização curricular deve propor a graduação dos conteúdos de forma a facilitar a apropriação do conhecimento pelo aluno.

Midia-Educação no contexto escolar


Atividade 4.3

Mídia-Educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados na Escola Municipal Deputado Fabiano Braga Cortes.
Baseado no texto lido de Silvio P. Costa analisamos algumas experiências de uso da mídia na educação em nossa escola.  
Todas as salas de aula possuem TV pendrive, a escola adquiriu um acervo de filmes para a Educação Infantil, outros adquiridos através da Secretaria Municipal de Educação. Para a Formação Continuada dos profissionais temos a coleção completa de vídeos do MEC e Um Salto para o Futuro.
Na sala de aula o uso está relacionado com o conteúdo que a professora está trabalhando e os alunos produzem atividades relacionadas ao filme.
A maioria dos professores registra os trabalhos realizados pelos alunos com fotografia, das atividades, experiências, passeios, jogos municipais, coral de alunos, brincadeiras, eventos da escola, entre outras.
No ano de 2012 a Escola foi contemplada com a instalação do Laboratório da Proinfo, que vem aos poucos sendo utilizado pelos professores para pesquisas e atividades pedagógicas, principalmente as ferramentas.
A escola adquiriu também um projetor de mídia digital e um notebook para realizar apresentações nas aulas, reuniões etc.
Precisamos avançar muito ainda com a integração do uso das mídias na escola, principalmente com formação de toda equipe de docentes, para que o trabalho seja bem planejado e coerente com a Proposta Pedagógica da Escola.