Criei meu blog com o objetivo de postar as atividades realizadas no curso Tecnologias da Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC's, uma exigência do curso aprender a criar um blog.
Pretendo continuar postando algumas sugestões de Planos de Trabalho para contribuir no planejamento das aulas das minhas colegas professoras para ajudá-las a desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares e o uso das diferentes tecnologias.
Na sociedade atual, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento que não podemos e não devemos ignorar.
Quais são
as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer
um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as
tecnologias podem auxiliar nisso?
Para diminuir a distância entre
professor e aluno é importante que na sala de aula se desenvolva uma prática
sempre dialógica, procurar ouvir o aluno, respeitando suas ideias
(conhecimentos prévios) e ampliar esses conhecimentos para que ele saia do
senso comum para um conhecimento mais elaborado, cientifico. Orientar os alunos
para que eles tenham acesso a informações em diferentes fontes como: livros
didáticos, livros de literatura infantil, revistas, jornais, CDs, DVDs, jogos
pedagógicos. Direcionar a pesquisa na Internet para que os alunos percebam que
as ferramentas tecnológicas servem para obter informações importantes sobre os
conteúdos abordados em sala de aula e para que possam transformar essas
informações em conhecimento.
Ciências da
Natureza, Língua Portuguesa, Matemática, Arte
Conteúdos:
Ciclo
da água
Oralidade,
leitura e escrita
Interpretação
oral e escrita
Produção de texto
Leitura, interpretação de tabelas e de
gráficos
Expressão gráfica
Objetivos: Identificar as fases do ciclo da água considerando suas características e manifestações na natureza; reconhecer cada etapa do ciclo; entender que o ciclo da água é um processo contínuo.
Desenvolver fluência e domínio progressivo de entonação e ritmo ao
falar e ler.
Identificar o sentido de palavras no dicionário.
Ler com autonomia e compreender o sentido de textos.
Produzir texto.
Possibilitar ao aluno a leitura e a interpretação de gráficos e
tabelas.
Desenhar explorando diversas ferramentas, formas e cores.
Desenvolvimento:
Conhecimentos
prévios:
De onde vem a água? Como ela
chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos
economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro?
Distribuir para cada aluno a letra da música Planeta Água, ouvir com atenção
em seguida cantar.
Leitura individual e coletiva da música.
Música: Planeta Água
Cantor e compositor: Guilherme
Arantes
Água que
nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Interpretação
oral da música:
Por que o cantor e compositor
Guilherme Arantes chama nosso Planeta de Planeta Água?
E que abre
um profundo grotão = depressão muito grande do solo
Água dos
igarapés = riachos que nascem na mata e deságuam em um rio
onde Iara,
a mãe d'água é misteriosa canção = Iara é uma divindade
Água que o sol evapora = evaporação
pro céu vai embora, virar nuvens de
algodão = condensação
Gotas de água da chuva, alegre
arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação = precipitação
O gênero textual pode
ser da ordem do narrar, descrever, relatar, expor, informar, instruir ou
argumentar. Observe a tipologia textual da música Planeta Água do cantor e
compositor Guilherme Arantes e marque com X a resposta correta:
( A ) literários e poéticos
( B ) intrucionais
( C ) informativos
( D ) humorísticos
Vamos usar o dicionário para procurar
o significado destas palavras?
Profundo=
Grotão=
Ribeirão=
Fertilidade=
Inundação=
Evapora=
Um pouco de ortografia. Procure no
texto palavras escritas com an, en, in, on, un e copie-as no quadro abaixo:
Palavras com an
Palavras com en
Palavras com
in
Palavras com on
Palavras com un
A palavra planeta
é uma palavra trissílaba porque possui três sílabas. Procure no texto outras
palavra trissílabas e copie-as:
Observe o desenho representando o
Ciclo da Água na natureza. De acordo com a gravura escreva com suas palavras o
que você aprendeu. Não se esqueça do título e lembre-se de iniciar com
parágrafo e letra maiúscula o seu texto:
A água segue
vários caminhos formando o chamado ciclo hidrológico, leia com atenção o texto
a seguir:
Ciclo da Água ou Ciclo
Hidrológico das Águas
O ciclo que faz circular toda a água do mundo e que funciona graças ao
Sol que, com seu calor, provoca a evaporação de parte da água dos oceanos, lagos, rios, etc. Quando
o vapor se resfria e se condensa,
surgem as nuvens, que são carregadas
pelo vento. Por sua vez, as nuvens são responsáveis pela água que cai na forma
de chuva. Esse movimento é contínuo.
Procure no
caça-palavras as palavras que estão destacadas no texto:
Á
W
E
V
A
P
O
R
A
Ç
Ã
O
G
Q
W
E
R
T
Y
U
I
O
P
C
U
R
Ç
R
L
W
C
H
U
V
A
E
A
I
A
D
A
F
G
H
J
K
L
A
Z
O
X
C
G
V
B
N
M
Ç
L
N
Z
S
X
C
O
N
D
E
N
S
A
O
Z
X
C
V
S
B
N
M
Ç
O
L
S
A
N
U
V
E
N
S
S
D
L
F
G
Todos os dias em
que há aula, os alunos registraram no calendário se o dia está ensolarado,
nublado ou chuvoso. Eles organizaram
os dados e no final do mês representaram em um gráfico. Complete a tabela de
acordo com os dados do gráfico do clima da cidade no mês de abril:
Agora você vai
registrar o mês de ___________________ no calendário, somente dos dias em que
há aula, através de desenho se o dia está ensolarado, nublado ou chuvoso e no
final do mês construir um gráfico:
Vamos representar através de desenho
no KolourPaint (Programa de Pintura)
com muito capricho o ciclo da água na natureza e em seguida no Editor de texto (LibreOffice), escreva com suas palavras o que aprendeu. Não se
esqueça do título e lembre-se de iniciar com parágrafo e letra maiúscula o seu
texto:
CD, programas de
computador, Internet, câmera fotográfica, revista do Programa de Educação
Ambiental “Pingo d’ água” (cartilha do aluno) pág.08, Livro didático de
Matemática Projeto Buriti (2º Ano) pág. 89
Avaliação:
Registrar a participação dos
alunos nas diferentes etapas e nos trabalhos individuais e coletivos. Correção
da produção de textos, desenhos e outros trabalhos realizados por eles para
avaliar o que aprenderam neste percurso.