Criei meu Blog

Criei meu blog com o objetivo de postar as atividades realizadas no curso Tecnologias da Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC's, uma exigência do curso aprender a criar um blog. Pretendo continuar postando algumas sugestões de Planos de Trabalho para contribuir no planejamento das aulas das minhas colegas professoras para ajudá-las a desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares e o uso das diferentes tecnologias. Na sociedade atual, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento que não podemos e não devemos ignorar.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Teoria e prática

ATIVIDADE 3.1

Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?

Para diminuir a distância entre professor e aluno é importante que na sala de aula se desenvolva uma prática sempre dialógica, procurar ouvir o aluno, respeitando suas ideias (conhecimentos prévios) e ampliar esses conhecimentos para que ele saia do senso comum para um conhecimento mais elaborado, cientifico. Orientar os alunos para que eles tenham acesso a informações em diferentes fontes como: livros didáticos, livros de literatura infantil, revistas, jornais, CDs, DVDs, jogos pedagógicos. Direcionar a pesquisa na Internet para que os alunos percebam que as ferramentas tecnológicas servem para obter informações importantes sobre os conteúdos abordados em sala de aula e para que possam transformar essas informações em conhecimento.

Plano de Trabalho - Ciclo da água

Turma: 4º Ano

Área do conhecimento:
Ciências da Natureza, Língua Portuguesa, Matemática, Arte

Conteúdos:
Ciclo da água
Oralidade, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Produção de texto
Leitura, interpretação de tabelas e de gráficos
Expressão gráfica

Objetivos:
Identificar as fases do ciclo da água considerando suas características e manifestações na natureza; reconhecer cada etapa do ciclo; entender que o ciclo da água é um processo contínuo.
Desenvolver fluência e domínio progressivo de entonação e ritmo ao falar e ler.
Identificar o sentido de palavras no dicionário.
Ler com autonomia e compreender o sentido de textos.
Produzir texto.
Possibilitar ao aluno a leitura e a interpretação de gráficos e tabelas.
Desenhar explorando diversas ferramentas, formas e cores.

Desenvolvimento:
Conhecimentos prévios:
De onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro?

Distribuir para cada aluno a letra da música Planeta Água, ouvir com atenção em seguida cantar.
Leitura individual e coletiva da música.

Música: Planeta Água
Cantor e compositor: Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvens de algodão

Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água

Interpretação oral da música:
Por que o cantor e compositor Guilherme Arantes chama nosso Planeta de Planeta Água?
E que abre um profundo grotão = depressão muito grande do solo
Água dos igarapés = riachos que nascem na mata e deságuam em um rio
onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção = Iara é uma divindade
Água que o sol evapora = evaporação
pro céu vai embora, virar nuvens de algodão = condensação
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação = precipitação


O gênero textual pode ser da ordem do narrar, descrever, relatar, expor, informar, instruir ou argumentar. Observe a tipologia textual da música Planeta Água do cantor e compositor Guilherme Arantes e marque com X a resposta correta:
( A ) literários e poéticos
( B ) intrucionais
( C ) informativos
( D ) humorísticos


Vamos usar o dicionário para procurar o significado destas palavras?
Profundo=
Grotão=
Ribeirão=
Fertilidade=
Inundação=
Evapora=


Um pouco de ortografia. Procure no texto palavras escritas com an, en, in, on, un e copie-as no quadro abaixo:

Palavras com an
Palavras com en
Palavras com
in
Palavras com on
Palavras com un































A palavra planeta é uma palavra trissílaba porque possui três sílabas. Procure no texto outras palavra trissílabas e copie-as:

Observe o desenho representando o Ciclo da Água na natureza. De acordo com a gravura escreva com suas palavras o que você aprendeu. Não se esqueça do título e lembre-se de iniciar com parágrafo e letra maiúscula o seu texto:

http://construindofuturos.blogspot.com

http://waniamorroneatividadesescolares.blogspot.com



http://promaluzinha.blogspot.com

http://construindofuturos.blogspot.com

A água segue vários caminhos formando o chamado ciclo hidrológico, leia com atenção o texto a seguir:
Ciclo da Água ou Ciclo Hidrológico das Águas
             O ciclo que faz circular toda a água do mundo e que funciona graças ao Sol que, com seu calor, provoca a evaporação de parte da água dos oceanos, lagos, rios, etc. Quando o vapor se resfria e se condensa, surgem as nuvens, que são carregadas pelo vento. Por sua vez, as nuvens são responsáveis pela água que cai na forma de chuva. Esse movimento é contínuo.

Procure no caça-palavras as palavras que estão destacadas no texto:

Á
W
E
V
A
P
O
R
A
Ç
Ã
O
G
Q
W
E
R
T
Y
U
I
O
P
C
U
R
Ç
R
L
W
C
H
U
V
A
E
A
I
A
D
A
F
G
H
J
K
L
A
Z
O
X
C
G
V
B
N
M
Ç
L
N
Z
S
X
C
O
N
D
E
N
S
A
O
Z
X
C
V
S
B
N
M
Ç
O
L
S
A
N
U
V
E
N
S
S
D
L
F
G


Todos os dias em que há aula, os alunos registraram no calendário se o dia está ensolarado, nublado ou chuvoso. Eles organizaram os dados e no final do mês representaram em um gráfico. Complete a tabela de acordo com os dados do gráfico do clima da cidade no mês de abril:
 Agora você vai registrar o mês de ___________________ no calendário, somente dos dias em que há aula, através de desenho se o dia está ensolarado, nublado ou chuvoso e no final do mês construir um gráfico:

MÊS DE ________________________

SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA




































Vamos representar através de desenho no KolourPaint (Programa de Pintura) com muito capricho o ciclo da água na natureza e em seguida no Editor de texto (LibreOffice), escreva com suas palavras o que aprendeu. Não se esqueça do título e lembre-se de iniciar com parágrafo e letra maiúscula o seu texto:


Sites sobre o assunto:
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-717-,00.html

Jogos sobre o assunto:
http://www.klickeducacao.com.br/2006/ativint/jogosfront/0,5982,POR-248-2,00.htm

Recursos:
CD, programas de computador, Internet, câmera fotográfica, revista do Programa de Educação Ambiental “Pingo d’ água” (cartilha do aluno) pág.08, Livro didático de Matemática Projeto Buriti (2º Ano) pág. 89

Avaliação:
Registrar a participação dos alunos nas diferentes etapas e nos trabalhos individuais e coletivos. Correção da produção de textos, desenhos e outros trabalhos realizados por eles para avaliar o que aprenderam neste percurso.