Criei meu Blog

Criei meu blog com o objetivo de postar as atividades realizadas no curso Tecnologias da Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC's, uma exigência do curso aprender a criar um blog. Pretendo continuar postando algumas sugestões de Planos de Trabalho para contribuir no planejamento das aulas das minhas colegas professoras para ajudá-las a desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares e o uso das diferentes tecnologias. Na sociedade atual, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento que não podemos e não devemos ignorar.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Plano de trabalho - "A Foca" Vinicius de Moraes

Área do conhecimento:
Língua Portuguesa, Matemática, Arte
 
Conteúdo:
Linguagem oral, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Leitura silenciosa, individual e coletiva da música.
Reconhecimento das unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras
Biografia do cantor e compositor
Produção textual
Formas Geométricas

Objetivos:
- Conhecer o poema: A Foca; 
- Ampliar o conhecimento do aluno sobre as características do poema;
- Identificar palavras que rimam;
- Brincar com rimas;
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;
- Confeccionar a dobradura da foca;
- Identificar a forma geométrica utilizada na confecção da foca.

Desenvolvimento:

A Arca de Noé
Vinícius de Moraes
Ilustrações de Laurabeatriz
São Paulo: Companhia da Letrinhas


A primeira edição de A arca de Noé foi publicada em 1970 e muito bem recebida pela crítica. A permanência desses poemas no imaginário das crianças é prova de que se trata de um clássico. Como o título sugere, a maioria dos poemas que compõem essa obra tem como tema os animais. São 32 poemas ao todo, sendo 23 dedicados aos bichos. Os demais versam sobre desde aspectos religiosos a objetos caseiros e elementos da natureza. Nos poemas sobre animais, encontramos formatos diversos para os textos: há aqueles nos quais o próprio animal se apresenta (A pulga e O porquinho), outros em que um suposto narrador conta em versos as peripécias ou características do bichinho (O pato, O peru, O gato), e também os que aparecem em forma de conversa (O pinguim e O elefantinho). Em todos eles, o humor se apresenta no modo irreverente como os animais desfilam em cada poema. Outro aspecto dessa obra é a musicalidade dos textos. Não só porque boa parte dos poemas virou música na parceria do autor com o compositor Toquinho – basta ouvir os CDs Arca de Noé I e Arca de Noé II -, mas também pelos recursos linguísticos utilizados. As ilustrações em preto e branco de Laurabeatriz apresentam um estilo leve, que opta pelo tracejado e pelo pontilhado em alguns casos. Os desenhos ocupam um pequeno espaço nas páginas e primam pela delicadeza. Folheando o livro de perto é que o leitor pode apreciar as imagens e associá-los aos textos.  

Apresentação do livro para os alunos, explorando o nome da obra, autora do livro, editora, imagem e chamar a atenção para as características próprias de um livro de poemas. Apresentar o sumário e realizar uma prática comum entre os leitores: localizar em qual página está o poema que será lido pela professora.

Ativação de conhecimentos prévios:
A professora vai ler o poema “A Foca” Quem já viu uma foca? Onde? Como é a foca? Onde vive? Como é coberto o seu corpo? Sua classificação no reino animal? O que ela come?

Escrever o poema em um cartaz e fixar na parede:
Leitura e exploração do texto.
Deixar que os alunos explorem o texto, verificando se existe nele, letra ou palavra que já conhecem.
Ler o poema para os alunos apontando com uma régua.
Incentivá-los a ler junto e individualmente.

A FOCA
QUER VER A FOCA
FICAR FELIZ?
É PÔR UMA BOLA
NO SEU NARIZ.

QUER VER A FOCA
BATER PALMINHA?
É DAR A ELA
UMA SARDINHA.

QUER VER A FOCA
COMPRAR UMA BRIGA?
É ESPETAR ELA
BEM NA BARRIGA.

LÁ VAI A FOCA
TODA ARRUMADA
DANÇAR NO CIRCO
PRA GAROTADA

LÁ VAI A FOCA
SUBINDO A ESCADA
DEPOIS DESCENDO
DESENGONÇADA.

QUANDO TRABALHA
A COITADINHA
PRA GARANTIR
SUA SARDINHA.
VINÍCIUS DE MORAES


Ver o vídeo com a música "A Foca":

Ouvir e cantar a música “A Foca”:

Biografia do cantor e compositor Vinicius de Moraes.

Varal do alfabeto ou letra móvel para formar a palavra foca.

Entregar para cada aluno a letra do poema e incentivá-los a ler apontando as palavras. Procurar no poema a palavra foca, circular e pintar.

Confeccionar uma dobradura da foca e ilustrar o poema com criatividade.
(estou postando duas sugestões para sua escolha, uma realizada com círculos e outra com quadrado, está é uma boa oportunidade para trabalhar com seus alunos o conteúdo Formas Geométricas).




Sistematização do código:
Chamar atenção dos alunos para a sonoridade da primeira letra da palavra foca.

Nos crachás ou lista de chamada, procurar nomes de alunos com a letra F.

Qual é a sílaba que começa a palavra foca? Dizer outras palavras que comecem com FO e registrá-las no quadro ou cartaz.

Qual é a última sílaba da palavra foca? Dizer outras palavras que terminem com CA e registrá-las no quadro ou cartaz.

Mostrar as quatro maneiras de escrever a letra F.

Orientar os alunos para fazer o movimento correto da letra cursiva no ar, na carteira, no quadro, etc. Só depois de explorar bastante o traçado correto da letra entregar o caderno para o aluno treinar a coordenação correta.

Atividades no caderno:
OBSERVE A PALAVRA:

F

O

C

A


A) PINTE AS VOGAIS DE AMARELO E AS CONSOANTES DE VERMELHO.
B) QUANTAS LETRAS TÊM A PALAVRA? _______
C) QUAL É A PRIMEIRA LETRA? _______
D) QUAL É A ÚLTIMA LETRA? _______
D) VAMOS SEPARAR EM SÍLABAS?



                            
No quadro abaixo está escrito a palavra FOCA, em cada linha está faltando uma letra. Complete com a letra faltosa:


F

O

C

A

F



C

A



O

C

A

F

O

C



F

O



A

Entregar para cada aluno o poema faltando algumas palavras para o aluno identificá-las e escrever:

A FOCA
QUER VER A FOCA
FICAR FELIZ?
É PÔR UMA BOLA
NO SEU _________________

QUER VER A FOCA
BATER PALMINHA?
É DAR A ELA
UMA ____________________

QUER VER A FOCA
COMPRAR UMA BRIGA?
É ESPETAR ELA
BEM NA _________________

LÁ VAI A FOCA
TODA ARRUMADA
DANÇAR NO CIRCO
PRA ____________________

LÁ VAI A FOCA
SUBINDO A ESCADA
DEPOIS DESCENDO
DESENGONÇADA

QUANDO TRABALHA
A COITADINHA
PRA GARANTIR
SUA ____________________.
VINÍCIUS DE MORAES




Fixar um cartaz na sala de aula com lista de palavras com a sílaba da letra F:

CIRCULAR E PINTAR AS SÍLABAS FA – FE – FI – FO – FU NAS PALAVRAS:

FA
fa
FE
fe
FI
fi
FO
fo
FU
fu
FACA
FALA
FADA
FAMA
FAMÍLIA
FÁBIO
FEIO
FEIA
BIFE
BOFE
CAFÉ
FEBRE
FIO
FICA
FILA
FITA
FIADO
FILHO
FOCA
FOFO
FOFA
FOI
BAFO
FOME
FUBÁ
FUI
FUSCA
FUMAÇA
FUTURO
FUTEBOL


VEJA A GRAVURA E PROCURE O SEU NOME COM ATENÇÃO ABAIXO E PINTE-O:






FORMAR AS PALAVRAS NO VARAL DO ALFABETO OU LETRAS MÓVEIS, EM SEGUIDA RESOLVER A CRUZADINHA: