Data:
____
/ ____ / _____ .
ÁREA
DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa
CONTEÚDOS:
Ø Oralidade
Ø Leitura
e interpretação
Ø Função
social da escrita
OBJETIVOS:
Ø Articular
corretamente as palavras;
Ø Ler
com fluência, autonomia e compreender o sentido de textos compostos por
palavras que o aluno sabe decodificar;
Ø Identificar
o assunto principal do texto lido;
Ø Inferir
o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto;
Ø Identificar
as principais características de livros e textos impressos: disposição, capa,
contracapa, autor, titulo, ilustração, índice, página, texto;
Ø Ler
imagens reconhecendo as expressões do desenho;
DESENVOLVIMENTO:
1º
MOMENTO:
Ø Contar
para os alunos que irão estudar a obra de literatura da autora Adriana Falcão,
sua biografia, confeccionar caixa para guardar imagens, textos, envelopes com
palavras, varal de palavras, dicionários, produzir frases, textos ...
ü Apresentar
o livro para os alunos explorando: Qual é o título da obra? Qual o nome da
autora do livro? Qual o nome da editora que escreveu o livro? Que imagem está
vendo? O que está pendurado no varal? Por que a autora escolheu esse nome para
sua obra? O que significa palavras ao vento?
Ø Leitura deleite. Realizar a leitura para os alunos da página
6 à 10. Pedir para um aluno ler uma página para os colegas,
comunicando o que compreenderam sobre o texto lido;
Ø Conhecem todas estas palavras? (página 6 à 10) Quais delas
mais gostaram? E o significado? Será que é esse mesmo no dicionário? Propor a
pesquisa de uma palavra para comparar o significado.
Ø Atividade de registro. A primeira é para os alunos
alfabetizados e a outra para os alunos na alfabetização.
RECURSOS:
Livro de literatura
infantil: Pequeno Dicionário de Palavras ao
Vento (Adriana Falcão)
AVALIAÇÃO:
Verificar se os alunos
identificam as principais características de livros e textos impressos:
disposição, capa, contracapa, autor, título, ilustração, índice, página, editora;
através da participação oral e da leitura de cada um.