Criei meu Blog

Criei meu blog com o objetivo de postar as atividades realizadas no curso Tecnologias da Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC's, uma exigência do curso aprender a criar um blog. Pretendo continuar postando algumas sugestões de Planos de Trabalho para contribuir no planejamento das aulas das minhas colegas professoras para ajudá-las a desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares e o uso das diferentes tecnologias. Na sociedade atual, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento que não podemos e não devemos ignorar.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Sequência Didática - Pequeno dicionário de palavras ao vento

PEQUENO DICIONÁRIO DE PALAVRAS AO VENTO – ADRIANA FALCÃO
Data: ____ / ____ / _____ .
ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa

CONTEÚDOS:
Ø  Oralidade
Ø  Leitura e interpretação
Ø  Função social da escrita

OBJETIVOS:
Ø  Articular corretamente as palavras;
Ø  Ler com fluência, autonomia e compreender o sentido de textos compostos por palavras que o aluno sabe decodificar;
Ø  Identificar o assunto principal do texto lido;
Ø  Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto;
Ø  Identificar as principais características de livros e textos impressos: disposição, capa, contracapa, autor, titulo, ilustração, índice, página, texto;
Ø  Ler imagens reconhecendo as expressões do desenho;

DESENVOLVIMENTO:
1º MOMENTO:
Ø  Contar para os alunos que irão estudar a obra de literatura da autora Adriana Falcão, sua biografia, confeccionar caixa para guardar imagens, textos, envelopes com palavras, varal de palavras, dicionários, produzir frases, textos ... 

ü  Apresentar o livro para os alunos explorando: Qual é o título da obra? Qual o nome da autora do livro? Qual o nome da editora que escreveu o livro? Que imagem está vendo? O que está pendurado no varal? Por que a autora escolheu esse nome para sua obra? O que significa palavras ao vento?

Ø  Leitura deleite. Realizar a leitura para os alunos da página 6 à 10. Pedir para um aluno ler uma página para os colegas, comunicando o que compreenderam sobre o texto lido;

Ø  Conhecem todas estas palavras? (página 6 à 10) Quais delas mais gostaram? E o significado? Será que é esse mesmo no dicionário? Propor a pesquisa de uma palavra para comparar o significado.

Ø  Atividade de registro. A primeira é para os alunos alfabetizados e a outra para os alunos na alfabetização.

RECURSOS:
Livro de literatura infantil: Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento (Adriana Falcão)

AVALIAÇÃO:  
Verificar se os alunos identificam as principais características de livros e textos impressos: disposição, capa, contracapa, autor, título, ilustração, índice, página, editora; através da participação oral e da leitura de cada um.