Língua Portuguesa, Matemática, Arte,
Conteúdo:
Linguagem oral, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Produção textual
Objetivos:
-
Conhecer o poema: As abelhas;
- Conversar sobre as características dos poemas;
- Criar o hábito de escutar e recitar poemas;
- Criar o hábito de escutar e recitar poemas;
- Identificar as palavras que rimam no poema;
- Brincar com rimas;
- Fazer listas de palavras que rimam;
- Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
- Fazer listas de palavras que rimam;
- Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
- Favorecer a compreensão e a memorização do
texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;
- Ensaiar um recital com diferentes vozes.
Desenvolvimento:
A Arca
de Noé
Vinicius de Moraes
Ilustrações de Laurabeatriz
São Paulo: Companhia da Letrinhas
Apresentação do livro para os alunos,
explorando o nome da obra, autora do livro, editora, imagem e chamar a atenção
para as características próprias de um livro de poemas. Apresentar o sumário e
realizar uma prática comum entre os leitores: localizar em qual página está o
poema que será lido pela professora.
Informações sobre o livro: A primeira edição de "A arca de Noé" foi
publicada em 1970 e muito bem recebida pela crítica. A permanência desses
poemas no imaginário das crianças é prova de que se trata de um clássico. Como
o título sugere, a maioria dos poemas que compõem essa obra tem como tema os
animais. São 32 poemas ao todo, sendo 23 dedicados aos bichos. Os demais versam
sobre desde aspectos religiosos a objetos caseiros e elementos da natureza. Nos
poemas sobre animais, encontramos formatos diversos para os textos: há aqueles
nos quais o próprio animal se apresenta (A pulga e O porquinho), outros em que
um suposto narrador conta em versos as peripécias ou características do
bichinho (O pato, O peru, O gato), e também os que aparecem em forma de conversa
(O pinguim e O elefantinho). Em todos eles, o humor se apresenta no modo
irreverente como os animais desfilam em cada poema. Outro aspecto dessa obra é
a musicalidade dos textos. Não só porque boa parte dos poemas virou música na
parceria do autor com o compositor Toquinho – basta ouvir os CDs Arca de Noé I
e Arca de Noé II -, mas também pelos recursos linguísticos utilizados. As
ilustrações em preto e branco de Laurabeatriz apresentam um estilo leve, que
opta pelo tracejado e pelo pontilhado em alguns casos. Os desenhos ocupam um
pequeno espaço nas páginas e primam pela delicadeza. Folheando o livro de perto
é que o leitor pode apreciar as imagens e associá-los aos textos.
Escrever o poema em um cartaz e fixar na sala de aula, ler para os alunos com ritmo e entonação apontando o poema enquanto lê:
AS ABELHAS
A
ABELHA MESTRA
E AS ABELHINHAS TÃO TODAS PRONTINHAS PARA IR PARA FESTA
NUM
ZUNE-QUE-ZUNE
LÁ VÃO PARA O JARDIM BRINCAR COM A CRAVINA VALSAR COM O JASMIM DA ROSA PARA O CRAVO DO CRAVO PARA A ROSA DA ROSA PRO FAVO E DE VOLTA PARA A ROSA
VENHAM
VER COMO DÃO MEL
AS ABELHAS DO CÉU.
A
ABELHA RAINHA
ESTÁ SEMPRE CANSADA ENGORDA A PANCINHA E NÃO FAZ MAIS NADA
NUM
ZUNE-QUE-ZUNE
LÁ VÃO PARA O JARDIM BRINCAR COM A CRAVINA VALSAR COM O JASMIM DA ROSA PARA O CRAVO DO CRAVO PARA A ROSA DA ROSA PRO FAVO E DE VOLTA PARA A ROSA
VENHAM
VER COMO DÃO MEL
AS ABELHAS DO CÉU.
VINICIUS DE MORAES
|
Convidar os alunos para lerem o poema junto
com a professora apontando as palavras;
Convidar os alunos para ouvirem o CD com o cantor e compositor Moraes Moreira cantando a música As abelhas:
Ou ouvirem o CD com a música As abelhas:
A
ABELHA MESTRA E AS ABELHINHAS ESTÃO TODAS PRONTINHAS PARA IR PARA FESTA. A
ABELHA VAI PARA O JARDIM BRINCAR COM A CRAVINA VALSAR COM O JASMIM, DA ROSA
PARA O CRAVO, DO CRAVO PARA A ROSA. DA ROSA PRO FAVO E DE VOLTA PARA A ROSA.
REPRESENTE ATRAVÉS DE DESENHO AS ABELHAS NO JARDIM.
|
Varal do alfabeto ou alfabeto móvel para formar a palavra ABELHA e outras que aparecem na letra da música: JASMIM, ROSA, CRAVO, FAVO;
Observe a palavra:
A
|
B
|
E
|
L
|
H
|
A
|
a) Pinte as vogais de amarelo e as consoantes
de azul.
b) Quantas letras tem a palavra? _______
c) Qual é a letra que se repete? _______
d) Vamos separar em sílabas?
No quadro abaixo está
escrito a palavra ABELHA, em cada
linha está faltando uma letra. Complete com a letra faltosa:
A
|
B
|
E
|
L
|
H
|
A
|
A
|
E
|
L
|
H
|
A
|
|
B
|
E
|
L
|
H
|
A
|
|
A
|
B
|
E
|
L
|
H
|
|
A
|
E
|
L
|
H
|
A
|
|
A
|
B
|
L
|
H
|
A
|
Produção textual. Agora é hora de escrever, imagine que as
abelhinhas vão dar uma festa no jardim. Você vai escrever um lindo convite para
os bichinhos participarem da festa. Lembre-se de escrever no convite o local e
a hora onde se realizará a festa.
Fixar um cartaz na sala de aula com lista de
palavras com a sílaba da letra B para leitura e consulta:
BA
|
BE
|
BI
|
BO
|
BU
|
BALA
BATA
BALEIA
BAÚ
BABADO
BAILE
BALÃO
|
BELA
BELO
BEBÊ
BETA
BEXIGA
BEBIDA
BEGE
|
BICA
BICO
BIFE
BISCOITO
BINGO
BICUDO
BICHO
|
BOCA
BOTA
BOI
BOCA
BOLO
BOTE
BODE
|
BULA
BULE
BURRO
BUZINA
BUJÃO
BUGIO
BÚFALO
|
Trabalhando
com quantidades. De
acordo com o número, desenhe abelhas para representar a quantidade:
3
| |
5
|
|
7
|
|
8
|
|
9
|
Sugestão: trabalhar as palavras do caça palavras e da cruzadinha primeiramente no varal de alfabeto ou alfabeto móvel.
Laboratório de informática: Pesquisar os tipos de abelhas
Recursos: CD A arca de Noé; livro de Literatura Infantil de Vinicius de Moraes "A arca de Noé"; cartazes, Caderno de orientações: poemas. - São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011 (Projeto Trilhas)
Avaliação:
A professora deve observar o interesse dos
alunos acerca do assunto e a busca de novas informações através das leituras
propostas, ilustrações e materiais de pesquisa trazidos para a sala por ela
e/ou alunos.
Ao término das atividades, verificar se os
alunos demonstraram interesse em compartilhar as informações que aprenderam
sobre as abelhas e ampliaram seus conhecimentos sobre este tema.