Escola _____________________________________________________
Telêmaco Borba, _______ de
_____________________ de ___________.
Professora:
_________________________________________________
Aluno (a):
___________________________________________________
Valor: 10,0
Nota:
___________
Prova de Reclassificação de
Língua Portuguesa
1 - Leia o texto para conhecer uma plantinha
bastante utilizada no tempero de vários alimentos:
2 - Qual é o título do texto? (0,5)
___________________________________________________________
3 – De acordo com o texto, para que serve a
cebolinha? (0,5)
___________________________________________________________
4 - Volte ao 1º parágrafo do texto e observe
que a palavra Oriente está escrita
com a letra inicial maiúscula. Escreva a razão disso. (1,0)
______________________________________________________________________________________________________________________
5 - Este texto foi publicado em um jornal.
Escreva o nome do jornal, o dia, o mês e o ano da publicação: (1,0)
______________________________________________________________________________________________________________________
6 – Pesquise no dicionário o significado das
palavras abaixo: (2,5)
Robusta____________________________________________________ ___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
Cilíndricas___________________________________________________ ___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
Brotamento__________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
Forragem___________________________________________________ ___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
Melíferas___________________________________________________ ___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
7 - O gênero textual pode ser da ordem do narrar,
descrever, relatar, expor, informar, instruir ou argumentar. Observe a
tipologia do texto “Cebolinha” e marque com X a resposta correta: (0,5)
( A ) literário e poético
( B ) argumentativo
( C ) informativo
( D ) humorístico
8 - A
palavra cebolinha é uma palavra polissílaba porque possui quatro
sílabas. Procure no texto outras palavras polissílabas e copie-as: (0,5)
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
9 - Forme frases com os alimentos abaixo.
Lembre-se de iniciar com parágrafo e letra maiúscula: (1,5)
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
10 – Faça uma produção textual, contando como
você se alimenta no dia-a-dia para ter uma alimentação saudável. (2,0)
ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTO:
Lembre-se de que deverá escrever com letra legível.
Inicie a frase sempre com parágrafo e letra maiúscula.
Use letras maiúsculas sempre que necessário e aplique corretamente os
sinais de pontuação.
Não se esqueça de escrever o título de sua produção textual.
_____________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
ITENS PARA CORREÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
|
VALOR
|
NOTA
|
1)
Colocou título no texto
|
0,2
|
|
2)
Ateve-se ao tema pedido
|
0,4
|
|
3)
Utilizou a paragrafação correta e a pontuação
necessária
|
0,2
|
|
4) Escreveu
segundo o princípio alfabético e as
regras ortográficas
|
0,2
|
|
5)
Foi original e criativo
|
0,4
|
|
6)
Escreveu legivelmente
|
0,2
|
|
7)
Ordenou e organizou as ideias dando sequência
ao texto e apresentando concordância nominal e verbal
|
0,4
|
|
TOTAL
|
2,0
|
Escola _____________________________________________________
Telêmaco Borba, _______ de _____________________ de ___________.
Professora: _________________________________________________
Aluno (a): ___________________________________________________
Valor: 10,0
Nota: __________
Prova de Reclassificação de Matemática
Lembre-se de deixar todos os cálculos na
prova de reclassificação.
|
Resolva as situações problemas com muita
atenção:
1
- Um pacote de Arroz Frias custa
R$ 10,98. Quanto custa 5 pacotes de Arroz ? (1,0)
Resposta___________________________________________________
2 - Fui ao supermercado e comprei: 2 Kg de feijão,
5 Kg de açúcar, 2 Kg de café e 1 kg de macarrão espaguete. Dei R$ 50,00 para
pagar a compra. Quanto sobrou de troco? (1,0)
3 - Um mercado comprou 3 caixas com 100 sabonetes
cada, mais 8 caixas com 10 detergentes cada, mais 9 amaciantes de roupas. Este
mercado comprou: (0,5)
( A ) 3
890 produtos. ( B ) 389 produtos.
( C ) 300
produtos. ( D ) 89 produtos.
a) Escreva por
extenso os numerais abaixo: (1,0)
3890
______________________________________________________
300
_______________________________________________________
389 _______________________________________________________
89
________________________________________________________
b) Escreva o antecessor e o sucessor dos
seguintes numerais: (1,0)
________ 3890 ________
________ 300 _________
________ 389 _________
________ 89 __________
c) Observe os numerais abaixo e circule os
números pares: (0,5)
3890 389 89 300
|
4 - Um óleo de milho
Liza 900ml custa R$ 4,88. Complete a tabela: (1,0)
Óleo de Milho Liza
|
Preço total
|
2 óleos
|
|
4 óleos
|
|
6 óleos
|
5 - Observe a receita que Dona Maria estava
fazendo: (4,0)
a) A filha de Dona Maria gostou muito da
receita e quer fazer um pudim maior. Para 2 receitas de “Pudim de Leite
Caramelizado” é necessário dobrar a receita. Escreva a quantidade de cada um
dos ingredientes para fazer 2 pudins:
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
b)
Quanto tempo o Pudim de Leite Caramelizado fica no forno?
( A ) 30 minutos, retirando o papel no últimos
10 minutos para dourar.
( B ) 50 minutos, retirando o papel no últimos
20 minutos para dourar.
( C ) 60 minutos, retirando o papel no últimos
30 minutos para dourar.
c)
Quando colocou o Pudim de Leite Caramelizado para assar, o relógio marcava:
d)
O Pudim de Leite Caramelizado ficou pronto em 50 minutos. Que horário o relógio
estava marcando quando ficou pronto?
(A)
11 horas e 50 minutos.
(B)
12 horas.
(C) 12 horas e 25 minutos.
(D)
12 horas e 30 minutos.
Escola _____________________________________________________
Telêmaco Borba, _______ de _____________________ de ___________.
Professora: _________________________________________________
Aluno (a): ___________________________________________________
Valor: 10,0
Nota: __________
Prova
de Reclassificação de
Estudos da Sociedade e Natureza
1 - Leia o texto com atenção e observe a ilustração: (3,0)
a) De acordo com o texto e a ilustração, os
primeiros países que já sabiam como cultivar o arroz, eram os ______________ e
os _________________. Procure no mapa o
nome desses países e circule-os:
b)
Há quanto tempo mais ou menos o arroz foi trazido para o Brasil?
___________________________________________________________
c) Você tem o costume de comer arroz? O que
você costuma comer junto com o arroz nas refeições?
______________________________________________________________________________________________________________________
2 – Observe a roda da boa alimentação. Agora
complete o quadro abaixo com a origem dos alimentos: (3,0)
Origem animal
|
Origem vegetal
|
Origem mineral
|
3 – Em nosso país, 39.000 toneladas de comida
sem condições de ser aproveitada vão para o lixo todo santo dia em mercados,
feiras, fábricas, restaurantes, quitandas, açougues, fazendas. (1,5)
a) O gráfico utilizado para representar o
destino da produção agrícola no Brasil é o gráfico de pizza. Nesse tipo de
gráfico, o total representado deve ser:
( A )
50%
( B )
70%
( C )
80%
( D )
100%
b) “Só 39% da produção agrícola vira comida
no prato de alguém (chega a ser consumido). O resto fica pelo caminho.” Observe
o gráfico e calcule a porcentagem da produção não aproveitada:
( A )
50%
( B )
61%
( C )
72%
( D )
80%
c) De acordo com o gráfico, em que fase há
maior perda de produtos no processo:
( A )
perda no plantio e na colheita.
( B )
perda no transporte e no armazenamento.
( C )
perda na indústria.
( D )
perda com o consumidor.
( E )
perda no varejo.
4 – Os alimentos, depois de ingeridos, passam
por uma série de transformações no Sistema Digestório, responsável pela
digestão dos alimentos. Observe o Sistema Digestório e identifique os órgãos
que compõem nosso sistema, escrevendo o nome de cada um. Dica: os nomes estão
no quadro abaixo. (1,0)
boca glândulas salivares esôfago estômago fígado pâncreas intestinos ânus
|
5 – O Brasil tem uma história agrícola. A
própria colonização se efetivou no Brasil graças a um produto agrícola: a
cana-de-açúcar. Hoje produzimos vários produtos agrícolas para consumo interno
e também para exportação. Veja a lista dos principais produtos agrícolas no
Brasil. (1,5)
a) Qual Estado tem a maior variedade de
produtos agrícolas, de acordo com o quadro?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
b) Faça uma lista, de produtos agrícolas produzidos
em seu Estado:
______________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________