Área do conhecimento:
Língua
Portuguesa
Matemática
Ciências
da Natureza
Conteúdo:
Uso
da linguagem oral em situações de relatos levando em consideração temporalidade
e causalidade dos fatos a partir de uma parlenda.
Leitura
silenciosa, individual e coletiva da parlenda.
Reconhecimento
das unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras.
Classificação
no reino animal.
Objetivos:
Propor
que os alunos recitem a parlenda junto com a professora, favorecendo que a
memorizem, fazendo uso em suas brincadeiras, contribuindo para que entendam a
palavra pela palavra, compreendendo como funciona a linguagem, tanto do ponto
de vista sonoro quanto do significado.
Ler
silenciosamente, coletivamente e individual a parlenda.
Ler
silenciosamente, coletivamente e individual palavras escritas com a sílaba ma,
me, mi, mo, mu.
Desenvolvimento:
O que são parlendas?
Parlenda é um tipo de texto que faz parte da tradição
oral, em sua maioria de domínio público, e se caracterizam por uma forma
breve, rimada e repetitiva, nem sempre com significado lógico. Pode
apresentar, por exemplo, uma série de imagens associadas que obedecem ao
senso lúdico ou diálogo inusitado no qual predomina a sonoridade e não a
coerência.
Como o ritmo é um componente forte nas parlendas, o
texto normalmente possui movimento e convida à brincadeira corporal: gestos
costumam acompanhar a recitação desses textos e este é mais um atrativo para
os alunos.
Estudiosos da tradição oral classificam as parlendas segundo
critérios diversos, como a temática (parlendas que ensinam a contar ou que
apresentam sequência de eventos) ou o uso social que normalmente se faz delas
(parlendas que iniciam e finalizam uma história ou que acompanham
brincadeiras em roda) uma característica marcante das parlendas é justamente
sua fácil memorização composta de rimas previsíveis que permitem ao aluno
antecipar e até mesmo substituir as palavras do verso seguinte.
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As parlendas e o
aprendizado da língua
A fácil memorização do texto é um dos principais
critérios que norteiam a sua escolha no trabalho com alunos em fase de
alfabetização. Sabemos que as atividades de produção escrita, uma vez
garantido o conteúdo (sobre o que fala), os alunos podem se dedicar a pensar
mais demoradamente na forma (como se escreve o que se fala). Desse modo, as
parlendas são especialmente eficazes nas atividades que ajudam os alunos a
refletir sobre a relação fonema-grafema (relação entre o que se fala e o que
se escreve). A proximidade sonora entre as palavras que compõem esses textos
favorece a reflexão acerca do Sistema de Escrita, pois fornece pistas
importantes aos alunos sobre possíveis letras a serem usadas em cada palavra.
As relações sonoro-semânticas, ou seja, a proximidade
entre som e sentido evidenciada principalmente nas rimas, são um prato cheio
para a percepção do funcionamento da língua. Isso ocorre porque, ao encontrar
uma palavra com determinada terminação sonora ao final de uma frase, o aluno
é capaz de antecipar uma possível palavra que comporia uma rima no verso
seguinte, baseando-se tanto no som (a palavra teria de terminar com as mesmas
letras da anterior) quanto no significado (o sentido da palavra teria de
caber dentro do contexto daquela frase).
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Ativação
de conhecimentos prévios:
Quem
já foi no Parque Ecológico? Quais são os animais que viram lá? Quem já viu um
macaco? Como é o macaco? Qual é a sua alimentação? Podemos alimentá-los com
qualquer comida? Onde vive? Como é coberto o seu corpo? Sua classificação no
reino animal?
Mostrar
e fixar o cartaz com a parlenda (escrever respeitando a organização em versos
do texto e usar a letra de imprensa maiúscula).
Leitura
e exploração do texto: deixar que os alunos explorem o texto, verificando se
existe nele, letra ou palavra que já conhecem.
Ler
a parlenda para os alunos apontando as palavras com uma régua.
Incentivá-los
a ler junto e individualmente.
Após
ler algumas vezes, a professora para em certas partes do texto, solicitando que
os alunos completem a palavra que falta.
PARLENDA
DO MACACO
MACACO FOI À FEIRA
NÃO TEVE O QUE COMPRAR
COMPROU UMA CADEIRA
PRA COMADRE SE SENTAR
A COMADRE SE SENTOU
A CADEIRA ESBORRACHOU
COITADA DA COMADRE
FOI PARAR NO CORREDOR.
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Ouvir o CD:
Entregar
para cada aluno uma folha com a parlenda escrita e propor que representem através
de desenho. Em seguida, localizar e circular a palavra MACACO na parlenda:
(Sugestão de enunciado)
ALUNO (A):
_________________________________________________________________
PROFESSORA:
_____________________________________________________________
DATA:
_____________________________________________________________________
MACACO
MACACO FOI À FEIRA
NÃO TEVE O QUE COMPRAR
COMPROU UMA CADEIRA
PRA COMADRE SE SENTAR
A COMADRE SE SENTOU
A CADEIRA ESBORRACHOU
COITADA DA COMADRE
FOI PARAR NO CORREDOR.
Desempenho do aluno
(a):
____________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ |
Organizar
os alunos em duplas e entregar para eles tiras com os versos da parlenda para
que ordenem (caso a parlenda esteja afixada na parede de sua sala, retirar,
considerando que, se usarem esse modelo, a atividade se transforma em
comparação entre as tiras e o texto):
MACACO
|
MACACO FOI À FEIRA
|
NÃO TEVE O QUE COMPRAR
|
COMPROU UMA CADEIRA
|
PRA COMADRE SE SENTAR
|
A COMADRE SE SENTOU
|
A CADEIRA ESBORRACHOU
|
COITADA DA COMADRE
|
FOI PARAR NO CORREDOR.
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Entregar
para cada aluno uma folha com a parlenda escrita e propor que completem com as
palavras que estão faltando:
MACACO
MACACO
FOI À ___________________
NÃO
TEVE O QUE COMPRAR
COMPROU
UMA __________________
PRA
COMADRE SE SENTAR
A
COMADRE SE __________________
A
CADEIRA ESBORRACHOU
COITADA
DA _____________________
FOI
PARAR NO CORREDOR.
Escrever
nomes da parlenda com letras móveis ou varal do alfabeto (essa é uma atividade
individual).
MACACO CADEIRA COMADRE COITADA FEIRA CORREDOR