Criei meu Blog

Criei meu blog com o objetivo de postar as atividades realizadas no curso Tecnologias da Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC's, uma exigência do curso aprender a criar um blog. Pretendo continuar postando algumas sugestões de Planos de Trabalho para contribuir no planejamento das aulas das minhas colegas professoras para ajudá-las a desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares e o uso das diferentes tecnologias. Na sociedade atual, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento que não podemos e não devemos ignorar.

domingo, 30 de junho de 2013

Plano de Trabalho - Parlenda do "Macaco"

Área do conhecimento:
Língua Portuguesa
Matemática
Ciências da Natureza

Conteúdo:
Uso da linguagem oral em situações de relatos levando em consideração temporalidade e causalidade dos fatos a partir de uma parlenda.
Leitura silenciosa, individual e coletiva da parlenda.
Reconhecimento das unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras.
Classificação no reino animal.

Objetivos:
Propor que os alunos recitem a parlenda junto com a professora, favorecendo que a memorizem, fazendo uso em suas brincadeiras, contribuindo para que entendam a palavra pela palavra, compreendendo como funciona a linguagem, tanto do ponto de vista sonoro quanto do significado.
Ler silenciosamente, coletivamente e individual a parlenda.
Ler silenciosamente, coletivamente e individual palavras escritas com a sílaba ma, me, mi, mo, mu.

Desenvolvimento:

O que são parlendas?
Parlenda é um tipo de texto que faz parte da tradição oral, em sua maioria de domínio público, e se caracterizam por uma forma breve, rimada e repetitiva, nem sempre com significado lógico. Pode apresentar, por exemplo, uma série de imagens associadas que obedecem ao senso lúdico ou diálogo inusitado no qual predomina a sonoridade e não a coerência.
Como o ritmo é um componente forte nas parlendas, o texto normalmente possui movimento e convida à brincadeira corporal: gestos costumam acompanhar a recitação desses textos e este é mais um atrativo para os alunos.
Estudiosos da tradição oral classificam as parlendas segundo critérios diversos, como a temática (parlendas que ensinam a contar ou que apresentam sequência de eventos) ou o uso social que normalmente se faz delas (parlendas que iniciam e finalizam uma história ou que acompanham brincadeiras em roda) uma característica marcante das parlendas é justamente sua fácil memorização composta de rimas previsíveis que permitem ao aluno antecipar e até mesmo substituir as palavras do verso seguinte.

As parlendas e o aprendizado da língua
A fácil memorização do texto é um dos principais critérios que norteiam a sua escolha no trabalho com alunos em fase de alfabetização. Sabemos que as atividades de produção escrita, uma vez garantido o conteúdo (sobre o que fala), os alunos podem se dedicar a pensar mais demoradamente na forma (como se escreve o que se fala). Desse modo, as parlendas são especialmente eficazes nas atividades que ajudam os alunos a refletir sobre a relação fonema-grafema (relação entre o que se fala e o que se escreve). A proximidade sonora entre as palavras que compõem esses textos favorece a reflexão acerca do Sistema de Escrita, pois fornece pistas importantes aos alunos sobre possíveis letras a serem usadas em cada palavra.
As relações sonoro-semânticas, ou seja, a proximidade entre som e sentido evidenciada principalmente nas rimas, são um prato cheio para a percepção do funcionamento da língua. Isso ocorre porque, ao encontrar uma palavra com determinada terminação sonora ao final de uma frase, o aluno é capaz de antecipar uma possível palavra que comporia uma rima no verso seguinte, baseando-se tanto no som (a palavra teria de terminar com as mesmas letras da anterior) quanto no significado (o sentido da palavra teria de caber dentro do contexto daquela frase).

Ativação de conhecimentos prévios:
Quem já foi no Parque Ecológico? Quais são os animais que viram lá? Quem já viu um macaco? Como é o macaco? Qual é a sua alimentação? Podemos alimentá-los com qualquer comida? Onde vive? Como é coberto o seu corpo? Sua classificação no reino animal?

Mostrar e fixar o cartaz com a parlenda (escrever respeitando a organização em versos do texto e usar a letra de imprensa maiúscula).
Leitura e exploração do texto: deixar que os alunos explorem o texto, verificando se existe nele, letra ou palavra que já conhecem.
Ler a parlenda para os alunos apontando as palavras com uma régua.
Incentivá-los a ler junto e individualmente.
Após ler algumas vezes, a professora para em certas partes do texto, solicitando que os alunos completem a palavra que falta.


PARLENDA DO MACACO

MACACO FOI À FEIRA
NÃO TEVE O QUE COMPRAR
COMPROU UMA CADEIRA
PRA COMADRE SE SENTAR
A COMADRE SE SENTOU
A CADEIRA ESBORRACHOU
COITADA DA COMADRE
FOI PARAR NO CORREDOR.


Ouvir o CD:

Entregar para cada aluno uma folha com a parlenda escrita e propor que representem através de desenho. Em seguida, localizar e circular a palavra MACACO na parlenda: (Sugestão de enunciado)


ALUNO (A): _________________________________________________________________
PROFESSORA: _____________________________________________________________
DATA: _____________________________________________________________________


HOJE APRENDEMOS A RECITAR A PARLENDA DO MACACO COM A PROFESSORA E MEUS COLEGAS. AGORA VOU REPRESENTAR ATRAVÉS DE DESENHO OS PERSONAGENS E OBJETO DA PARLENDA E CIRCULAR A PALAVRA MACACO:





MACACO

MACACO FOI À FEIRA
NÃO TEVE O QUE COMPRAR
COMPROU UMA CADEIRA
PRA COMADRE SE SENTAR
A COMADRE SE SENTOU
A CADEIRA ESBORRACHOU
COITADA DA COMADRE
FOI PARAR NO CORREDOR.





Desempenho do aluno (a): ____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________



Organizar os alunos em duplas e entregar para eles tiras com os versos da parlenda para que ordenem (caso a parlenda esteja afixada na parede de sua sala, retirar, considerando que, se usarem esse modelo, a atividade se transforma em comparação entre as tiras e o texto):


MACACO



MACACO FOI À FEIRA



NÃO TEVE O QUE COMPRAR



COMPROU UMA CADEIRA



PRA COMADRE SE SENTAR



A COMADRE SE SENTOU



A CADEIRA ESBORRACHOU



COITADA DA COMADRE



FOI PARAR NO CORREDOR.


Entregar para cada aluno uma folha com a parlenda escrita e propor que completem com as palavras que estão faltando:
MACACO

MACACO FOI À ___________________
NÃO TEVE O QUE COMPRAR
COMPROU UMA __________________
PRA COMADRE SE SENTAR
A COMADRE SE __________________
A CADEIRA ESBORRACHOU
COITADA DA _____________________
FOI PARAR NO CORREDOR.







Escrever nomes da parlenda com letras móveis ou varal do alfabeto (essa é uma atividade individual).
MACACO        CADEIRA        COMADRE        COITADA        FEIRA        CORREDOR