Criei meu Blog

Criei meu blog com o objetivo de postar as atividades realizadas no curso Tecnologias da Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC's, uma exigência do curso aprender a criar um blog. Pretendo continuar postando algumas sugestões de Planos de Trabalho para contribuir no planejamento das aulas das minhas colegas professoras para ajudá-las a desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares e o uso das diferentes tecnologias. Na sociedade atual, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento que não podemos e não devemos ignorar.

sábado, 4 de abril de 2015

Plano de aula - Tirinha

ÁREA DO CONHECIMENTO:
Língua Portuguesa
Matemática

CONTEÚDO:
Oralidade
Interpretação oral
Leitura silenciosa, individual e coletiva
Biografia do cantor e compositor
Relação fonema/grafema
Adição

OBJETIVOS:
- Desenvolver fluência e domínio progressivo de entonação e ritmo ao falar e ler.
- Ler silenciosamente, coletivamente e individualmente a tirinha.
- Identificar oralmente o gênero de um texto a partir de suas características.
- Ler imagens reconhecendo as expressões do desenho.
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma.
- Conhecer a biografia do artista.
- Estabelecer relação entre fonema e grafema (Ler e escrever palavras com as sílabas ba, be, bi, bo, bu).
- Resolver operações de adição.

DESENVOLVIMENTO:

1º MOMENTO:
Reproduzir a tirinha em um cartaz:

Vocês já tinham visto esse gênero textual? Onde?
Quantos quadrinhos há nessa tirinha?
Quem sabe o nome desse personagem? Qual é a cor da camisa? Do calção? Do cabelo? Do sapato?
O que ele tem no braço?
Chamar a atenção para os balões. Alguém sabe o que está escrito nos balões? 
Chamar a atenção dos alunos para a expressão fisionômica do personagem.
Quem será que escreveu essa tirinha? Contar um pouco sobre a vida de Maurício de Souza.


2º MOMENTO:
Leitura e exploração do texto:

Deixar que os alunos explorem o texto, verificando se existe nele, letra ou palavra que já conhecem.
Ler a tirinha para os alunos apontando com uma régua.
Incentivá-los a ler coletivamente e individualmente.

Entregar para os alunos o varal do alfabeto para formar a palavra BIDU
OBSERVE A PALAVRA:

B

I

D


U


Quantas letras têm a palavra? _______
Qual é a primeira letra? _______
Qual é a última letra? _______
Quantos pedacinhos (ou quantas vezes abrimos a boca para dizer a palavra?) tem a palavra? ___


3º MOMENTO:
Apresentar para os alunos outras palavras com o padrão silábico. (cartaz)
Realizar a leitura (coletiva, individual, só meninas, só meninos...)
Mostrar as quatro maneiras de escrever a letra B.


4º MOMENTO:
Sistematização do código:
Circule e pinte as sílabas e vamos estudar as palavrinhas escritas com a letra b:

BA
ba
BE
be
BI
bi
BO
bo
BU
bu
ABA
OBA
BAÚ
BALA
BANANA
BATATA
BALEIA
BAFO
BEBÊ
CABELO
BEBIDA
BELA
BELO
BETUME
BELEZA
BETO

BIA
BICO
BICA
BIFE
BIJU
BIANCA
BICICLETA
BOA
BOI
BOCA
BOLO
BOLA
CUBO
BONECA
BONÉ
BOTA
BULE
URUBU
BULA
BÚFALO
BUTUCA
BUZINA
JABUTI

VAMOS LER COM ATENÇÃO AS PALAVRAS E REPRESENTÁ-LAS COM DESENHO:







BALA






BOLA






BULE






BOLO






BALÃO






BONECA






BONÉ






BOI






CABELO

Recursos: cartaz, varal do alfabeto, livro Ápis páginas:

Avaliação: leitura individual, avaliação da escrita de palavra com B, correção das atividades.