Criei meu Blog

Criei meu blog com o objetivo de postar as atividades realizadas no curso Tecnologias da Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC's, uma exigência do curso aprender a criar um blog. Pretendo continuar postando algumas sugestões de Planos de Trabalho para contribuir no planejamento das aulas das minhas colegas professoras para ajudá-las a desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares e o uso das diferentes tecnologias. Na sociedade atual, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento que não podemos e não devemos ignorar.

domingo, 16 de junho de 2013

Plano de trabalho - "As borboletas" Vinícius de Moraes

Conteúdo:
Oralidade, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Leitura silenciosa, individual e coletiva
Produção textual
Biografia do cantor e compositor
Identificação do padrão silábico da letra B
Composição tridimensional: dobradura
Metamorfose

Objetivos:
- Conhecer o poema: As borboletas
- Ler silenciosamente, coletivamente e individualmente o poema
- Procurar no poema a palavra borboleta
- Produzir textos (lista de cores)
- Confeccionar a dobradura da borboleta
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma
- Conhecer a biografia do artista
- Ler e escrever palavras com as sílabas ba, be, bi, bo, bu
- Assistir o filme Cocoricó “A Nova Amiga”

Desenvolvimento:
Ativação de conhecimentos prévios:
Vocês tem visto borboleta?
O que vocês sabem sobre as borboletas?
Como ela é?
O que ela come?
E a cor? Tamanho? Grande ou pequena?

Leitura e exploração do texto:
Escrever o poema em um cartaz
Mostrar o poema para os alunos
Deixar que os alunos explorem o texto, verificando se existe nele, letra ou palavra que já conhecem.
Ler a música para os alunos apontando com uma régua.
Incentivá-los a ler coletivamente e individualmente.


AS BORBOLETAS

BRANCAS
AZUIS
AMARELAS
E PRETAS
BRINCAM
NA LUZ
AS BELAS
BORBOLETAS.

BORBOLETAS BRANCAS
SÃO ALEGRES E FRANCAS.

BORBOLETAS AZUIS
GOSTAM MUITO DE LUZ.

AS AMARELINHAS
SÃO TÃO BONITINHAS!

E AS PRETAS, ENTÃO...
OH, QUE ESCURIDÃO!

VINICIUS DE MORAES


Procure e circule no poema a palavra BORBOLETA:

Dobradura de borboleta. 





sugestão de enunciado:

A PROFESSORA LEU O POEMA “AS BORBOLETAS” DE VINÍCIUS DE MORAES.  QUE CONTA SOBRE AS BORBOLETAS BRANCAS, AZUIS, AMARELAS E PRETAS.  EM SEGUIDA TODOS OS ALUNOS LERAM TAMBÉM. AGORA VOU APRENDER A FAZER A DOBRADURA DA BORBOLETA E ENFEITAR O CARTAZ:

Entregar para os alunos fichas fatiadas do poema e os convidar a localizar o texto de cada tira no poema, ordenando-as:


BORBOLETAS BRANCAS SÃO ALEGRES E FRANCAS.



BORBOLETAS AZUIS GOSTAM MUITO DE LUZ.



AS AMARELINHAS SÃO TÃO BONITINHAS!



E AS PRETAS, ENTÃO... OH, QUE ESCURIDÃO!


OBSERVE A PALAVRA:


B

O

R

B

O

L

E

T

A


A) PINTE AS VOGAIS DE AMARELO E AS CONSOANTES DE AZUL.
B) QUANTAS LETRAS TÊM A PALAVRA? _______
C) QUAL É A PRIMEIRA LETRA? _______
D) QUAL É A ÚLTIMA LETRA? _______
E) QUANTAS SÍLABAS TEM A PALAVRA? ______
F) VAMOS SEPARAR EM SÍLABAS?





                           
NO QUADRO ABAIXO ESTÁ ESCRITO A PALAVRA BORBOLETA, EM CADA LINHA ESTÁ FALTANDO UMA LETRA. COMPLETE COM A LETRA FALTOSA:

B
O
R
B

L
E
T
A
B

R
B
O
L
E
T


O
R

O
L
E
T
A
B
O

B
O
L
E

A

O
R
B
O

E
T
A

QUAL É O TÍTULO DO POEMA? ______________________________________________

ESCREVA O NOME DO AUTOR DO POEMA: ___________________________________

COMPLETE O POEMA COM A COR DA BORBOLETA:
A) BORBOLETAS ___________________ SÃO ALEGRES E FRANCAS.
B) BORBOLETAS ___________________ GOSTAM MUITO DE LUZ.
C) AS ___________________ SÃO TÃO BONITINHAS.
D) E AS __________________, ENTÃO... OH, QUE ESCURIDÃO!

ESCREVA UMA PALAVRA PARA CADA LETRA DA PALAVRA BORBOLETA:
B = ____________________
O = ____________________
R = ____________________
B = ____________________
O = ____________________
L = ____________________
E = ____________________
T = ____________________
A = ____________________

A PALAVRA BORBOLETA TERMINA COM TA. ESCREVA 5 (CINCO) PALAVRAS QUE TERMINEM COM TA:

ESCREVA UMA PALAVRA PARA CADA SÍLABA:
BA = ____________________________
BE = ____________________________
BI = _____________________________
BO = ____________________________
BU = ____________________________

CIRCULE E PINTE AS SÍLABAS E VAMOS ESTUDAR AS PALAVRINHAS ESCRITAS COM A LETRA B:

BA
ba
BE
be
BI
bi
BO
bo
BU
bu
ABA
OBA
BAÚ
BALA
BANANA
BATATA
BALEIA
BAFO
BEBÊ
CABELO
BEBIDA
BELA
BELO
BETUME
BELEZA
BETO

BIA
BICO
BICA
BIFE
BIJU
BIANCA
BICICLETA
BOA
BOI
BOCA
BOLO
BOLA
CUBO
BONECA
BONÉ
BOTA
BULE
URUBU
BULA
BÚFALO
BUTUCA
BUZINA
JABUTI


LEIA COM ATENÇÃO AS PALAVRAS E REPRESENTE-AS COM DESENHO:







BALA






BOLA






BULE






BOLO






BALÃO






BONECA






BONÉ






BOI






CABELO

O QUE É O QUE É? ADIVINHE E ESCREVA A RESPOSTA:

TEM CHAPÉU, MAS NÃO TEM CABEÇA,
TEM BOCA, MAS NÃO FALA,
TEM ASA, MAS NÃO VOA,
TEM BICO, MAS NÃO BELISCA.







TEM PERNAS, MAS NÃO CAMINHA,
TEM OLHOS, MAS NUNCA VÊ,
TEM BRAÇOS, MAS NÃO ABRAÇA,
TEM BOCA NÃO SEI PRA QUÊ?









Internet (pesquisa sobre Vinicius de Moraes).
Biografia do cantor e compositor Vinicius de Moraes.

VINÍCIUS DE MORAES  NASCEU NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO “CIDADE MARAVILHOSA” EM 19 DE OUTUBRO DE 1913 E FALECEU EM 9 DE JULHO DE 1980. FOI DIPLOMATA, DRAMATURGO, JORNALISTA, POETA E COMPOSITOR BRASILEIRO. POETA CONHECIDO COMO “POETINHA”. PROCURE NO MAPA DO BRASIL O ESTADO DO RIO DE JANEIRO, LOCAL ONDE VINÍCIUS DE MORAES VIVEU E PINTE-O:


COM A AJUDA DE MATERIAL DE CONTAGEM RESOLVA AS OPERAÇÕES DE ADIÇÕES:


COM O VARAL DO ALFABETO FORME AS PALAVRAS QUE A PROFESSORA VAI DITAR, EM SEGUIDA PROCURE-A NO CAÇA PALAVRAS E PINTE:

PRIMEIRO ESCREVA NO VARAL DO ALFABETO O NOME DA FIGURAS, EM SEGUIDA COMPLETE A CRUZADINHA:

FORME FRASES COM AS GRAVURAS ABAIXO. LEMBRE-SE DE INICIAR COM PARÁGRAFO E LETRA MAIÚSCULA:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


VAMOS ESCREVER O NOME DOS DESENHOS:

Sugestão: atividade para alunos que estão no nível pré-silábico:




Sugestão: com o varal do alfabeto ou alfabeto móvel, o aluno escreve o nome do desenho, em seguida escreve a frase no caderno.