Conteúdo:
Oralidade, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Leitura silenciosa, individual e coletiva
Produção textual
Biografia do cantor e compositor
Identificação do padrão silábico da letra B
Composição tridimensional: dobradura
Metamorfose
Objetivos:
- Conhecer o poema: As borboletas
- Ler silenciosamente, coletivamente e
individualmente o poema
- Procurar no poema a palavra borboleta
- Produzir textos (lista de cores)
- Confeccionar a dobradura da borboleta
- Favorecer a compreensão e a memorização do
texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma
- Conhecer a biografia do artista
-
Ler e escrever palavras com as sílabas ba, be, bi, bo, bu
- Assistir o filme
Cocoricó “A Nova Amiga”
Desenvolvimento:
Ativação
de conhecimentos prévios:
Vocês
tem visto borboleta?
O
que vocês sabem sobre as borboletas?
Como
ela é?
O
que ela come?
E
a cor? Tamanho? Grande ou pequena?
Leitura
e exploração do texto:
Escrever o poema em um cartaz
Mostrar
o poema para os alunos
Deixar
que os alunos explorem o texto, verificando se existe nele, letra ou palavra
que já conhecem.
Ler
a música para os alunos apontando com uma régua.
Incentivá-los
a ler coletivamente e individualmente.
AS
BORBOLETAS
BRANCAS
AZUIS
AMARELAS
E PRETAS
BRINCAM
NA LUZ
AS BELAS
BORBOLETAS.
BORBOLETAS
BRANCAS
SÃO ALEGRES
E FRANCAS.
BORBOLETAS
AZUIS
GOSTAM
MUITO DE LUZ.
AS
AMARELINHAS
SÃO TÃO
BONITINHAS!
E AS
PRETAS, ENTÃO...
OH, QUE
ESCURIDÃO!
VINICIUS DE MORAES
|
sugestão de enunciado:
A
PROFESSORA LEU O POEMA “AS BORBOLETAS”
DE VINÍCIUS DE MORAES. QUE CONTA SOBRE AS BORBOLETAS BRANCAS, AZUIS, AMARELAS E PRETAS. EM SEGUIDA TODOS OS ALUNOS LERAM TAMBÉM. AGORA VOU APRENDER A FAZER A DOBRADURA DA BORBOLETA E ENFEITAR O CARTAZ:
|
Entregar para os alunos fichas fatiadas do poema e
os convidar a localizar o texto de cada tira no poema, ordenando-as:
BORBOLETAS BRANCAS SÃO ALEGRES E
FRANCAS.
|
BORBOLETAS AZUIS GOSTAM MUITO DE
LUZ.
|
AS AMARELINHAS SÃO TÃO BONITINHAS!
|
E AS PRETAS, ENTÃO... OH, QUE
ESCURIDÃO!
|
OBSERVE A PALAVRA:
B
|
O
|
R
|
B
|
O
|
L
|
E
|
T
|
A
|
A) PINTE AS VOGAIS DE AMARELO E AS CONSOANTES
DE AZUL.
B) QUANTAS LETRAS TÊM A PALAVRA? _______
C) QUAL É A PRIMEIRA LETRA? _______
D) QUAL É A ÚLTIMA LETRA? _______
E) QUANTAS SÍLABAS TEM A PALAVRA? ______
F) VAMOS SEPARAR EM SÍLABAS?
NO QUADRO ABAIXO ESTÁ
ESCRITO A PALAVRA BORBOLETA, EM CADA
LINHA ESTÁ FALTANDO UMA LETRA. COMPLETE COM A LETRA FALTOSA:
B
|
O
|
R
|
B
|
L
|
E
|
T
|
A
|
|
B
|
R
|
B
|
O
|
L
|
E
|
T
|
||
O
|
R
|
O
|
L
|
E
|
T
|
A
|
||
B
|
O
|
B
|
O
|
L
|
E
|
A
|
||
O
|
R
|
B
|
O
|
E
|
T
|
A
|
QUAL
É O TÍTULO DO POEMA? ______________________________________________
ESCREVA
O NOME DO AUTOR DO POEMA: ___________________________________
COMPLETE
O POEMA COM A COR DA BORBOLETA:
A)
BORBOLETAS ___________________ SÃO ALEGRES E FRANCAS.
B)
BORBOLETAS ___________________ GOSTAM MUITO DE LUZ.
C)
AS ___________________ SÃO TÃO BONITINHAS.
D)
E AS __________________, ENTÃO... OH, QUE ESCURIDÃO!
ESCREVA UMA
PALAVRA PARA CADA LETRA DA PALAVRA BORBOLETA:
B =
____________________
O =
____________________
R =
____________________
B =
____________________
O = ____________________
L =
____________________
E =
____________________
T =
____________________
A =
____________________
A
PALAVRA BORBOLETA TERMINA COM TA. ESCREVA 5 (CINCO) PALAVRAS QUE
TERMINEM COM TA:
ESCREVA UMA
PALAVRA PARA CADA SÍLABA:
BA = ____________________________
BE = ____________________________
BI = _____________________________
BO = ____________________________
BU = ____________________________
CIRCULE
E PINTE AS SÍLABAS E VAMOS ESTUDAR AS PALAVRINHAS ESCRITAS COM A LETRA B:
BA
ba
|
BE
be
|
BI
bi
|
BO
bo
|
BU
bu
|
ABA
OBA
BAÚ
BALA
BANANA
BATATA
BALEIA
BAFO
|
BEBÊ
CABELO
BEBIDA
BELA
BELO
BETUME
BELEZA
BETO
|
BIA
BICO
BICA
BIFE
BIJU
BIANCA
BICICLETA
|
BOA
BOI
BOCA
BOLO
BOLA
CUBO
BONECA
BONÉ
BOTA
|
BULE
URUBU
BULA
BÚFALO
BUTUCA
BUZINA
JABUTI
|
LEIA
COM ATENÇÃO AS PALAVRAS E REPRESENTE-AS COM DESENHO:
BALA
|
BOLA
|
BULE
|
BOLO
|
BALÃO
|
BONECA
|
BONÉ
|
BOI
|
CABELO
|
O
QUE É O QUE É? ADIVINHE E ESCREVA A RESPOSTA:
TEM CHAPÉU, MAS NÃO TEM CABEÇA,
TEM BOCA, MAS NÃO FALA,
TEM ASA, MAS NÃO VOA,
TEM BICO, MAS NÃO BELISCA.
TEM PERNAS, MAS NÃO CAMINHA,
TEM OLHOS, MAS NUNCA VÊ,
TEM BRAÇOS, MAS NÃO ABRAÇA,
TEM BOCA NÃO SEI PRA QUÊ?
Internet
(pesquisa sobre Vinicius de Moraes).
Biografia
do cantor e compositor Vinicius de Moraes.
VINÍCIUS DE MORAES NASCEU NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO “CIDADE MARAVILHOSA” EM
19 DE OUTUBRO DE 1913 E FALECEU EM 9 DE JULHO DE 1980. FOI DIPLOMATA,
DRAMATURGO, JORNALISTA, POETA E COMPOSITOR BRASILEIRO. POETA CONHECIDO COMO “POETINHA”.
PROCURE NO MAPA DO BRASIL O ESTADO DO RIO DE JANEIRO, LOCAL ONDE VINÍCIUS DE
MORAES VIVEU E PINTE-O:
|
COM A AJUDA DE MATERIAL DE CONTAGEM RESOLVA AS
OPERAÇÕES DE ADIÇÕES:
COM O VARAL DO ALFABETO FORME AS PALAVRAS QUE A PROFESSORA VAI DITAR, EM SEGUIDA PROCURE-A NO CAÇA PALAVRAS E PINTE:
PRIMEIRO ESCREVA NO VARAL DO ALFABETO O NOME DA FIGURAS, EM SEGUIDA COMPLETE A CRUZADINHA:
FORME FRASES COM AS GRAVURAS ABAIXO. LEMBRE-SE DE INICIAR COM PARÁGRAFO E LETRA MAIÚSCULA:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VAMOS ESCREVER O NOME DOS DESENHOS:
Sugestão: atividade para alunos que estão no nível pré-silábico:
Sugestão: atividade para alunos que estão no nível pré-silábico:
Sugestão: com o varal do alfabeto ou alfabeto móvel, o aluno escreve o nome do desenho, em seguida escreve a frase no caderno.