Criei meu Blog

Criei meu blog com o objetivo de postar as atividades realizadas no curso Tecnologias da Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC's, uma exigência do curso aprender a criar um blog. Pretendo continuar postando algumas sugestões de Planos de Trabalho para contribuir no planejamento das aulas das minhas colegas professoras para ajudá-las a desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares e o uso das diferentes tecnologias. Na sociedade atual, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento que não podemos e não devemos ignorar.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Plano de trabalho - "A casa sonolenta" Audrey Wood


Área do conhecimento:
Língua Portuguesa, Matemática, Arte,
 
Conteúdo:
Linguagem oral, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Produção textual
Dramatização

Objetivos:
- Conhecer o livro: A casa sonolenta;
- Criar o hábito de escutar histórias;
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Favorecer o contato com textos de qualidade literária; 
- Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
- Ordenar as ilustrações da história;
- Listar o nome dos personagens;
- Escrever o nome dos personagens;
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;

Desenvolvimento:
A casa sonolenta (História com acumulação)
De Audrey Wood, ilustrado por Don Wood.
São Paulo: Editora Ática, 2005.

Essa história começa num dia chuvoso em uma casa onde todos dormem na mesma cama. A avó dorme, vem um menino e se deita em cima dela e todos os personagens que aparecem dormem um em cima do outro, até surgir uma pulga, que inverte a ação repetitiva dos personagens. Na ordem contrária em que aparecem na história, os personagens são acordados pela pulga. No fim, não chove mais, e, como nos contos de fada, há um lindo arco-íris iluminando a casa sonolenta, quando todos acordaram.
A ilustração reforça a história, porque o espaço da narrativa não muda: todos dormem no mesmo quarto, na mesma cama; os personagens vão se amontoando na cama para dormir. A diagramação do texto enfatiza essa ideia, pois as frases que se repetem e se acumulam também são representadas graficamente desta forma: as linhas aumentam em quantidade, fazendo com que o texto seja maior conforme as pessoas e os bichos se acumulam na cama. A história é contada em versos. Quando a narrativa é invertida, o quarto azul chuvoso e sonolento começa a ser invadido pelo sol, as cores aparecem, os personagens vão saindo da cama e os versos não se acumulam mais no texto, pois já não mantêm uma estrutura repetitiva. Nesse momento da história, narra-se somente o acontecimento indicado na ilustração da página.

A casa sonolenta
Era uma vez
uma casa sonolenta
onde todos viviam dormindo
Nessa casa
tinha uma cama
uma cama aconchegante,
numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.
Nessa cama
tinha uma avó,
uma avó roncando,
numa cama aconchegante,
numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.
Em cima dessa avó
tinha um menino,
um menino sonhando,
em cima de uma avó roncando,
numa cama aconchegante,
numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.
Em cima desse menino
tinha um cachorro,
um cachorro cochilando,
em cima de um menino sonhando,
em cima de uma avó roncando,
numa cama aconchegante,
numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.
Em cima desse cachorro tinha um gato
um gato ressonando,
em cima de um cachorro cochilando,
em cima de um menino sonhando,
em cima de uma avó roncando,
numa cama aconchegante,
numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.
Em cima desse gato
tinha um rato,
um rato dormitando,
em cima de um gato ressonando,
em cima de um cachorro cochilando,
em cima de um menino sonhando,
em cima de uma avó roncando,
numa cama aconchegante,
numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.
E em cima desse rato
tinha uma pulga...
Será possível?
Um pulga acordada,
que picou o rato,
que assustou o gato,
que arranhou o cachorro,
que caiu sobre o menino,
que deu um susto na avó,
que quebrou a cama,
numa casa sonolenta,
onde ninguém mais estava dormindo.
Autor: Audrey Wood


Apresentação do livro para os alunos, explorando o nome da obra, autora do livro, editora e a imagem;

O casal norte-americano Audrey e Don Wood trabalha em parceria: ele ilustrando e ela escrevendo os livros. O resultado desse trabalho é uma obra premiadíssima, campeã de vendas nos Estados Unidos e no Brasil. Cada obra é puro encantamento.                                                                                                                       

Conhecimentos prévios: O que vocês acham que conta essa história? Será que conseguem me dizer do que se trata essa história antes mesmo que eu leia? Quem são essas pessoas? O que elas estão fazendo? Onde elas estão?

Leia o título da história, A casa sonolenta “Parece que na casa todos estão dormindo... será que vão continuar assim até o fim da história?”

Leitura da história realizada pela professora;

Interpretação oral da sequência da história;

Assistir ao vídeo no YouTube:



Com imagens da história propor que os alunos ordenem as imagens de acordo com a sequência que aparecem os personagens na história;

Relacionar os personagens e suas ações;

Entregar para os alunos tiras com a descrição dos personagens e os convidar a localizar o texto de cada tira na história, ordenando-as:


UMA AVÓ RONCANDO


UM MENINO SONHANDO


UM CACHORRO COCHILANDO


UM GATO RESSONANDO


UM RATO DORMITANDO


UMA PULGA ACORDADA


Lista dos personagens em um cartaz em ordem alfabética;

Varal do alfabeto para formar nome dos personagens da história;

ERA UMA VEZ UMA CASA SONOLENTA ONDE TODOS VIVIAM DORMINDO. NESSA CASA TINHA UMA CAMA  ACONCHEGANTE, NUMA CASA SONOLENTA, ONDE TODOS VIVIAM DORMINDO. ESCREVA O NOME DOS PERSONAGENS QUE ESTAVAM DORMINDO NA CASA SONOLENTA:












Recursos:
Obra “A casa sonolenta” de Audrey Wood.

Caderno de orientações: histórias com acumulação. – São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011.

Avaliação: