Conteúdo:
Racismo, preconceito e discriminação
Interpretação oral de imagem
Produção textual
Objetivos:
Reconhecer a diversidade étnica, racial e
cultural da sociedade brasileira; identificar, respeitar, criticar, repudiar e
denunciar todas as formas de relações preconceituosas, discriminatórias e
excludentes.
Possibilitar uma reflexão mais ampla sobre o
verdadeiro exercício de cidadania, permitindo a interação de todos os
envolvidos no contexto escolar para a desconstrução do racismo, preconceito e
discriminação.
Produzir um texto individual sobre como o
aluno pode combater o preconceito e a discriminação no dia-a-dia para ter uma
convivência harmoniosa com todos.
Desenvolvimento:
Quem são as pessoas
que vocês buscam para conviver no dia a dia? São aquelas que mais se parecem
com vocês? Aquelas que pensam, agem e gostam das mesmas coisas que vocês? É
mais fácil conviver com os “iguais”? Por quê? Qual o problema em conviver com
quem é diferente? Vocês concordam que as diferenças afastam as pessoas?
Concordam que é legal ser diferente? Por quê?
IMAGEM 1:
Sugestão
de questões:
.O que vocês estão
vendo na imagem? São todos iguais?
.
Que sentimentos esta imagem transmite para vocês?
.
Vocês acham que ela retrata situações que podem ser observadas no dia a dia?
.
Alguém já se sentiu “na pele” do pintinho amarelo?
.
Como foi sentir-se diferente do grupo?
.
Qual o problema em ser diferente do outro?
.
Na escola e em outros espaços de convivência social, procuram se relacionar com
pessoas que são diferentes de vocês?
.
Como agem em relação ao jeito diferente de ser e de se comportar do outro?
.
Respeitam o outro, o colega, apesar das diferenças?
. Conseguem identificar pessoas que vocês
evitam conviver por algum julgamento negativo em relação a elas? Como explicam
essa atitude de vocês?
IMAGEM
2:
Sugestão
de questões:
.
O que a imagem transmite a vocês?
.
Vocês concordam que ninguém nasce racista?
.
Então, como explicam a origem do racismo nas pessoas?
. Vocês acham que o racismo é aprendido e que
depende da cultura, da sociedade e da família?
.
O que vocês entendem por racismo? E por preconceito? E por discriminação?
Conversar com os alunos sobre o que entendem pelos conceitos:
racismo, preconceito e discriminação.
Em seguida assistir o vídeo com a música "Lavagem cerebral" com o cantor e compositor Gabriel Pensador.
Dando continuidade, informar
aos alunos que no Brasil temos uma carta magna, uma lei maior que rege a vida
do país. Esta carta é a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Segundo a Constituição Federal, em seu Art. 5º, “Todos são iguais perante a
lei, sem distinção de qualquer natureza”. A carta também diz que constitui
princípio fundamental da Republica Federativa do Brasil, promover o bem comum,
sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas
de discriminação. Informe também que de acordo com a Declaração Universal dos
Direitos Humanos, Artigo I, “Todas as pessoas nascem livres e iguais em
dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em
relação umas às outras com espírito de fraternidade”.
Assistir o vídeo do livro de
Literatura Infantil “Menina bonita do laço de fita” da escritora Ana Maria
Machado.
Fonte: http://youtu.be/W9eBpv-WPAs
Produção de texto individual sobre como o
aluno pode combater o preconceito e a discriminação no dia-a-dia para ter uma
convivência harmoniosa com todos.
ESCOLA MUNICIPAL
DEPUTADO FABIANO BRAGA CORTES
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
FUNDADA EM 20.03.1984 RESOLUÇÃO N° 7027/84 de 24/09/84
RUA: BAHIA Nº
77 BAIRRO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
CEP 84 264-320
FONE: (42) 3904-1538 TELÊMACO BORBA PARANÁ
e-mail: em.fbragacortes@pmtb.gov.br
Telêmaco
Borba, ________ de ________________________________ de _______________
Aluno (a): ____________________________________________________________________
ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTO:
Lembre-se de que deverá escrever
com letra legível.
Inicie a frase sempre com parágrafo e letra maiúscula.
Use letras maiúsculas sempre que necessário e aplique corretamente os
sinais de pontuação.
Não se esqueça de escrever o título de sua produção textual.
_____________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
Nível 1 = 0 a 25 Nível 2 = 26 a 50 Nível 3 = 51 a 75 Nível 4= 76 a 100
|
Recursos: vídeo com apresentação da música Lavagem cerebral do cantor e compositor Gabriel Pensador, Data Show, Internet, leitura de imagens, vídeo com apresentação da história “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado.
http://youtu.be/W9eBpv-WPAs
http://www.projetobemmequer.org.br/institucional.php Projeto BEM-ME-QUER
http://www.avozdocidadao.com.br/images/artigo5_incisos_comentados_pge_sp.pdf Os direitos e deveres das pessoas e
das comunidades
http://www.fundaj.gov.br/tpd/147.html O PRECONCEITO RACIAL E SUAS
REPERCUSSÕES NA INSTITUIÇÃO ESCOLA
Avaliação:
Compreender as estratégias utilizadas por
eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas
às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços
cognitivos.
Respeito aos momentos de fala e de escuta e
às opiniões dos colegas. Envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
Avaliar se os alunos foram capazes de identificar e relatar situações de
preconceito e discriminação em relação aos negros; analisar os relatos,
depoimentos e vídeos acerca do preconceito, racismo e discriminação e os
efeitos produzidos na vida das pessoas.
Produção de texto individual sobre como o
aluno pode combater o preconceito e a discriminação no dia-a-dia para ter uma
convivência harmoniosa com todos.