Criei meu Blog

Criei meu blog com o objetivo de postar as atividades realizadas no curso Tecnologias da Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC's, uma exigência do curso aprender a criar um blog. Pretendo continuar postando algumas sugestões de Planos de Trabalho para contribuir no planejamento das aulas das minhas colegas professoras para ajudá-las a desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares e o uso das diferentes tecnologias. Na sociedade atual, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento que não podemos e não devemos ignorar.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Plano de Trabalho - Racismo

Área do conhecimento: Ética / Diversidade

Conteúdo:
Racismo, preconceito e discriminação
Interpretação oral de imagem
Produção textual

Objetivos:
Reconhecer a diversidade étnica, racial e cultural da sociedade brasileira; identificar, respeitar, criticar, repudiar e denunciar todas as formas de relações preconceituosas, discriminatórias e excludentes.
Possibilitar uma reflexão mais ampla sobre o verdadeiro exercício de cidadania, permitindo a interação de todos os envolvidos no contexto escolar para a desconstrução do racismo, preconceito e discriminação.
Produzir um texto individual sobre como o aluno pode combater o preconceito e a discriminação no dia-a-dia para ter uma convivência harmoniosa com todos.

Desenvolvimento:
Quem são as pessoas que vocês buscam para conviver no dia a dia? São aquelas que mais se parecem com vocês? Aquelas que pensam, agem e gostam das mesmas coisas que vocês? É mais fácil conviver com os “iguais”? Por quê? Qual o problema em conviver com quem é diferente? Vocês concordam que as diferenças afastam as pessoas? Concordam que é legal ser diferente? Por quê?


IMAGEM 1:

Sugestão de questões: 
.O que vocês estão vendo na imagem? São todos iguais?  
. Que sentimentos esta imagem transmite para vocês?
. Vocês acham que ela retrata situações que podem ser observadas no dia a dia?
. Alguém já se sentiu “na pele” do pintinho amarelo?
. Como foi sentir-se diferente do grupo?
. Qual o problema em ser diferente do outro?
. Na escola e em outros espaços de convivência social, procuram se relacionar com pessoas que são diferentes de vocês?
. Como agem em relação ao jeito diferente de ser e de se comportar do outro?
. Respeitam o outro, o colega, apesar das diferenças?
. Conseguem identificar pessoas que vocês evitam conviver por algum julgamento negativo em relação a elas? Como explicam essa atitude de vocês?   

IMAGEM 2:   


Sugestão de questões:   
. O que a imagem transmite a vocês?
. Vocês concordam que ninguém nasce racista?
. Então, como explicam a origem do racismo nas pessoas?
. Vocês acham que o racismo é aprendido e que depende da cultura, da sociedade e da família?
. O que vocês entendem por racismo? E por preconceito? E por discriminação?

Conversar com os alunos sobre o que entendem pelos conceitos: racismo, preconceito e discriminação.

Em seguida assistir o vídeo com a música "Lavagem cerebral" com o cantor e compositor Gabriel Pensador.

Dando continuidade, informar aos alunos que no Brasil temos uma carta magna, uma lei maior que rege a vida do país. Esta carta é a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Segundo a Constituição Federal, em seu Art. 5º, “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. A carta também diz que constitui princípio fundamental da Republica Federativa do Brasil, promover o bem comum, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação. Informe também que de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Artigo I, “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”.

Assistir o vídeo do livro de Literatura Infantil “Menina bonita do laço de fita” da escritora Ana Maria Machado.  


Produção de texto individual sobre como o aluno pode combater o preconceito e a discriminação no dia-a-dia para ter uma convivência harmoniosa com todos.
ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO FABIANO BRAGA CORTES                                                       
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
FUNDADA EM 20.03.1984              RESOLUÇÃO N° 7027/84 de 24/09/84
RUA: BAHIA   Nº 77          BAIRRO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
CEP 84 264-320   FONE: (42) 3904-1538        TELÊMACO BORBA   PARANÁ
e-mail: em.fbragacortes@pmtb.gov.br

Telêmaco Borba, ________  de  ________________________________  de  _______________
Aluno (a): ____________________________________________________________________                                                                                                                                                    
Hoje assistimos a uma palestra sobre “racismo, preconceito e discriminação”. Agora vou produzir um texto como posso respeitar as diferenças e denunciar todas as formas de preconceito e a discriminação no dia-a-dia para ter uma convivência harmoniosa com todos.

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTO:
       Lembre-se de que deverá escrever com letra legível.
     Inicie a frase sempre com parágrafo e letra maiúscula.
     Use letras maiúsculas sempre que necessário e aplique corretamente os sinais de pontuação.
     Não se esqueça de escrever o título de sua produção textual.

_____________________________________________________

_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

ITENS PARA CORREÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
VALOR
NOTA
Colocou título no texto
1,0

Ateve-se ao tema pedido
2,0

Utilizou a paragrafação correta e a pontuação necessária
1,0

Escreveu segundo o princípio alfabético  e as regras ortográficas
1,0

Foi original e criativo
2,0

Escreveu legivelmente
1,0

Ordenou e organizou as idéias dando seqüência ao texto e apresentado concordância nominal e verbal
2,0

TOTAL
10,0

Nível 1 = 0 a 25         Nível 2 = 26 a 50         Nível 3 = 51 a 75            Nível 4= 76 a 100                                                            


Recursos:
vídeo com apresentação da música Lavagem cerebral do cantor e compositor Gabriel Pensador, Data Show, Internet, leitura de imagens, vídeo com apresentação da história “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado.

http://youtu.be/W9eBpv-WPAs
http://www.avozdocidadao.com.br/images/artigo5_incisos_comentados_pge_sp.pdf   Os direitos e deveres das pessoas e das comunidades
http://www.fundaj.gov.br/tpd/147.html   O PRECONCEITO RACIAL E SUAS REPERCUSSÕES NA INSTITUIÇÃO ESCOLA 

Avaliação:
Compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.     
Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de identificar e relatar situações de preconceito e discriminação em relação aos negros; analisar os relatos, depoimentos e vídeos acerca do preconceito, racismo e discriminação e os efeitos produzidos na vida das pessoas.
Produção de texto individual sobre como o aluno pode combater o preconceito e a discriminação no dia-a-dia para ter uma convivência harmoniosa com todos.