Criei meu Blog

Criei meu blog com o objetivo de postar as atividades realizadas no curso Tecnologias da Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC's, uma exigência do curso aprender a criar um blog. Pretendo continuar postando algumas sugestões de Planos de Trabalho para contribuir no planejamento das aulas das minhas colegas professoras para ajudá-las a desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares e o uso das diferentes tecnologias. Na sociedade atual, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento que não podemos e não devemos ignorar.

sábado, 20 de outubro de 2012

Reflexão inicial

Atividade 1.1 Produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese.

Reflexão sobre o texto Sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

            Na atualidade a informação está cada vez mais acessível, e a escola não é mais a primeira nem a  única fonte de conhecimento. O conhecimento também não é mais verdadeiro, absoluto e atual, ficando rapidamente ultrapassado.
            O que percebe-se é que o conhecimento propriamente dito está cada vez mais fragmentado e distante, para a grande maioria, pois são poucos os que conseguem transformar as informações em conhecimento. A rapidez com que as informações são disponibilizadas também colabora para que o conhecimento torne-se superficial, pois as pessoas não estão preparadas para filtrá-lo e aprofundá-lo, tornando-o sem sentido e sem funcionalidade.
            A educação para o acesso à tecnologia vem provocar uma mudança tanto na maneira de ensinar quanto na maneira de aprender, o conhecimento não é algo pronto e acabado, exigindo do sujeito  uma maturidade cognitiva maior, que por sua vez exige-se da escola e dos profissionais que nela atuam uma formação específica e continuada.         Quanto aos educadores faz-se necessário um novo perfil, um profissional capaz de buscar sua própria formação,  ser um professor-pesquisador, que tenha  curiosidade e sede de aprender para ensinar, a fim de proporcionar capacidades de gestão metacognitiva que possam  ajudá-los a construir seu próprio conhecimento a partir das ferramentas as quais tem acesso.
            O grande desafio da escola está em apropriar-se desta nova forma de ensinar e de aprender, a fazer com que os profissionais apropriem-se também das tecnologias, pois o que percebe-se é que os professores têm ainda muita resistência, para não dizermos medo e insegurança de enfrentar o que para eles parece ser “desconhecido” , para a nova geração é o que atrai, que instiga a busca por desvendá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário