Reflexão sobre o texto Sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
Na atualidade a informação está cada vez mais acessível, e a escola já não é mais a primeira nem a única fonte de conhecimento. O conhecimento também não é mais verdadeiro, absoluto e atual, ficando rapidamente ultrapassado.
O que percebe-se é que o conhecimento propriamente dito está cada vez mais fragmentado e distante, para a grande
maioria, pois são poucos os que conseguem transformar as informações em
conhecimento. A rapidez com que as informações são disponibilizadas também colabora para que o conhecimento torne-se superficial, pois as pessoas não estão preparadas para filtrá-lo e aprofundá-lo, tornando-o sem sentido e sem funcionalidade.
A educação para o acesso à tecnologia vem provocar uma mudança tanto na maneira de ensinar quanto na maneira de aprender, o conhecimento não é algo pronto e acabado, exigindo do sujeito uma maturidade cognitiva maior, que por sua vez exige-se da escola e dos profissionais que nela atuam uma formação específica e continuada. Quanto aos educadores faz-se necessário
um novo perfil, um profissional capaz de buscar sua própria formação, ser um professor-pesquisador, que tenha curiosidade e sede de aprender para ensinar,
a fim de proporcionar capacidades de gestão metacognitiva que possam ajudá-los a construir seu próprio conhecimento a partir das ferramentas as quais tem acesso.
O grande desafio da escola está em apropriar-se desta nova forma de ensinar e de aprender, a fazer com que os
profissionais apropriem-se também das tecnologias, pois o que percebe-se é que
os professores têm ainda muita resistência, para não dizermos medo e
insegurança de enfrentar o que para eles parece ser “desconhecido” , para a
nova geração é o que atrai, que instiga a busca por desvendá-lo.
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