Criei meu Blog

Criei meu blog com o objetivo de postar as atividades realizadas no curso Tecnologias da Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC's, uma exigência do curso aprender a criar um blog. Pretendo continuar postando algumas sugestões de Planos de Trabalho para contribuir no planejamento das aulas das minhas colegas professoras para ajudá-las a desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares e o uso das diferentes tecnologias. Na sociedade atual, as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento que não podemos e não devemos ignorar.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Avaliação da EJA - Alimentação

Escola _____________________________________________________
Telêmaco Borba, _______ de _____________________ de ___________.
Professora: _________________________________________________
Aluno (a): ___________________________________________________
Valor: 10,0                                                                                       
Nota: ___________
 Prova de Reclassificação de
 Língua Portuguesa
1 - Leia o texto para conhecer uma plantinha bastante utilizada no tempero de vários alimentos:

2 - Qual é o título do texto? (0,5)
___________________________________________________________


3 – De acordo com o texto, para que serve a cebolinha? (0,5)
___________________________________________________________


4 - Volte ao 1º parágrafo do texto e observe que a palavra Oriente está escrita com a letra inicial maiúscula. Escreva a razão disso. (1,0)
______________________________________________________________________________________________________________________


5 - Este texto foi publicado em um jornal. Escreva o nome do jornal, o dia, o mês e o ano da publicação: (1,0)
______________________________________________________________________________________________________________________


6 – Pesquise no dicionário o significado das palavras abaixo: (2,5)
Robusta____________________________________________________ ___________________________________________________________
___________________________________________________________
 
Cilíndricas___________________________________________________ ___________________________________________________________
___________________________________________________________

Brotamento__________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________

Forragem___________________________________________________ ___________________________________________________________
___________________________________________________________

Melíferas___________________________________________________ ___________________________________________________________
___________________________________________________________


7 - O gênero textual pode ser da ordem do narrar, descrever, relatar, expor, informar, instruir ou argumentar. Observe a tipologia do texto “Cebolinha” e marque com X a resposta correta: (0,5)
( A ) literário e poético
( B ) argumentativo
( C ) informativo
( D ) humorístico

8 - A palavra cebolinha  é uma palavra polissílaba porque possui quatro sílabas. Procure no texto outras palavras polissílabas e copie-as: (0,5)
___________________________________________________________
___________________________________________________________


9 - Forme frases com os alimentos abaixo. Lembre-se de iniciar com parágrafo e letra maiúscula: (1,5)
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________



______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________



______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________

10 – Faça uma produção textual, contando como você se alimenta no dia-a-dia para ter uma alimentação saudável. (2,0)

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTO:
Lembre-se de que deverá escrever com letra legível.
Inicie a frase sempre com parágrafo e letra maiúscula.
Use letras maiúsculas sempre que necessário e aplique corretamente os sinais de pontuação.
Não se esqueça de escrever o título de sua produção textual.


_____________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________

ITENS PARA CORREÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
VALOR
NOTA
1)     Colocou título no texto
0,2

2)     Ateve-se ao tema pedido
0,4

3)     Utilizou a paragrafação correta e a pontuação necessária
0,2

4)     Escreveu segundo o princípio alfabético  e as regras ortográficas
0,2

5)     Foi original e criativo
0,4

6)     Escreveu legivelmente
0,2

7)     Ordenou e organizou as ideias dando sequência ao texto e apresentando concordância nominal e verbal
0,4

TOTAL
2,0


Escola _____________________________________________________
Telêmaco Borba, _______ de _____________________ de ___________.
Professora: _________________________________________________
Aluno (a): ___________________________________________________
Valor: 10,0                                                                                       
Nota: __________
Prova de Reclassificação de Matemática

Lembre-se de deixar todos os cálculos na prova de reclassificação.

Resolva as situações problemas com muita atenção:
1  -  Um pacote de Arroz Frias custa R$ 10,98. Quanto custa 5 pacotes de Arroz ? (1,0)









Resposta___________________________________________________

2  -  Fui ao supermercado e comprei: 2 Kg de feijão, 5 Kg de açúcar, 2 Kg de café e 1 kg de macarrão espaguete. Dei R$ 50,00 para pagar a compra. Quanto sobrou de troco? (1,0)
   


   































Resposta___________________________________________________


3 - Um mercado comprou 3 caixas com 100 sabonetes cada, mais 8 caixas com 10 detergentes cada, mais 9 amaciantes de roupas. Este mercado comprou: (0,5)
(  A ) 3 890 produtos.                               (  B ) 389 produtos.
(  C ) 300 produtos.                                  (  D ) 89 produtos.

a) Escreva por extenso os numerais abaixo: (1,0)
3890 ______________________________________________________
300 _______________________________________________________
389 _______________________________________________________
89 ________________________________________________________

b) Escreva o antecessor e o sucessor dos seguintes numerais: (1,0)
________ 3890 ________
________ 300 _________
________ 389 _________
________ 89 __________

c) Observe os numerais abaixo e circule os números pares: (0,5)


3890                389                 89                  300


4 - Um óleo de milho Liza 900ml custa R$ 4,88. Complete a tabela: (1,0)


Óleo de Milho Liza
Preço total
2 óleos

4 óleos

6 óleos



5 - Observe a receita que Dona Maria estava fazendo: (4,0)
a) A filha de Dona Maria gostou muito da receita e quer fazer um pudim maior. Para 2 receitas de “Pudim de Leite Caramelizado” é necessário dobrar a receita. Escreva a quantidade de cada um dos ingredientes para fazer 2 pudins:
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________

b) Quanto tempo o Pudim de Leite Caramelizado fica no forno?
(  A ) 30 minutos, retirando o papel no últimos 10 minutos para dourar.
(  B ) 50 minutos, retirando o papel no últimos 20 minutos para dourar.
(  C ) 60 minutos, retirando o papel no últimos 30 minutos para dourar.

c) Quando colocou o Pudim de Leite Caramelizado para assar, o relógio marcava:

d) O Pudim de Leite Caramelizado ficou pronto em 50 minutos. Que horário o relógio estava marcando quando ficou pronto?
(A) 11 horas e 50 minutos.
(B) 12 horas.
(C) 12 horas e 25 minutos.
(D) 12 horas e 30 minutos.


Escola _____________________________________________________
Telêmaco Borba, _______ de _____________________ de ___________.
Professora: _________________________________________________
Aluno (a): ___________________________________________________
Valor: 10,0                                                                                       
Nota: __________

Prova de Reclassificação de
 Estudos da Sociedade e Natureza

1 - Leia o texto com atenção e observe a ilustração: (3,0)
a) De acordo com o texto e a ilustração, os primeiros países que já sabiam como cultivar o arroz, eram os ______________ e os _________________.  Procure no mapa o nome desses países e circule-os:


b) Há quanto tempo mais ou menos o arroz foi trazido para o Brasil?
___________________________________________________________


c) Você tem o costume de comer arroz? O que você costuma comer junto com o arroz nas refeições?
______________________________________________________________________________________________________________________


2 – Observe a roda da boa alimentação. Agora complete o quadro abaixo com a origem dos alimentos: (3,0)

Origem animal
Origem vegetal
Origem mineral














3 – Em nosso país, 39.000 toneladas de comida sem condições de ser aproveitada vão para o lixo todo santo dia em mercados, feiras, fábricas, restaurantes, quitandas, açougues, fazendas. (1,5)
a) O gráfico utilizado para representar o destino da produção agrícola no Brasil é o gráfico de pizza. Nesse tipo de gráfico, o total representado deve ser:
(  A ) 50%
(  B ) 70%
(  C ) 80%
(  D ) 100%


b) “Só 39% da produção agrícola vira comida no prato de alguém (chega a ser consumido). O resto fica pelo caminho.” Observe o gráfico e calcule a porcentagem da produção não aproveitada:
(  A ) 50%
(  B ) 61%
(  C ) 72%
(  D ) 80%


c) De acordo com o gráfico, em que fase há maior perda de produtos no processo:
(  A ) perda no plantio e na colheita.
(  B ) perda no transporte e no armazenamento.
(  C ) perda na indústria.
(  D ) perda com o consumidor.
(  E ) perda no varejo.


4 – Os alimentos, depois de ingeridos, passam por uma série de transformações no Sistema Digestório, responsável pela digestão dos alimentos. Observe o Sistema Digestório e identifique os órgãos que compõem nosso sistema, escrevendo o nome de cada um. Dica: os nomes estão no quadro abaixo. (1,0)
boca                  glândulas salivares                esôfago                 estômago               fígado               pâncreas               intestinos               ânus

5 – O Brasil tem uma história agrícola. A própria colonização se efetivou no Brasil graças a um produto agrícola: a cana-de-açúcar. Hoje produzimos vários produtos agrícolas para consumo interno e também para exportação. Veja a lista dos principais produtos agrícolas no Brasil. (1,5)
a) Qual Estado tem a maior variedade de produtos agrícolas, de acordo com o quadro?
___________________________________________________________
___________________________________________________________

b) Faça uma lista, de produtos agrícolas produzidos em seu Estado:
______________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________


3 comentários: