Área do
conhecimento:
Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Ciências
da natureza e sociedade
Conteúdo:
Linguagem oral, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Produção textual
Germinação
Dramatização
Objetivos:
- Conhecer o livro: O grande rabanete;
- Ordenar as ilustrações da história;
- Listar o nome dos personagens;
- Escrever o nome dos personagens;
- Produzir textos
- Favorecer a compreensão e a memorização do
texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;
Desenvolvimento:
O
grande rabanete (história com acumulação)
De Tatiana Belinky, ilustrado por Claudius.
São Paulo: Editora Moderna, 2002.
Está história trata de um rabanete que,
plantado numa horta por um vovô, cresce até ficar gigante. Vários personagens
unem-se aos avós, donos da horta, na tentativa de arrancá-lo da terra: a
netinha, o cachorro, o gato... Só conseguem quando a eles se une um ratinho.
Feita a colheita, este se proclama o mais forte de todos! Rabanete no prato,
todos comem à vontade e sobra até um pouquinho para uma minhoca que passava
por ali.
À medida que novos personagens entram na
história, o trecho que se repete ao longo da narrativa cresce, caracterizando
o aspecto acumulativo do texto: “A vovó segurou no vovô, o vovô segurou no
rabanete”; “A neta segurou na avó, a vó no vô, o vô no rabanete”; “O Totó segurou na neta, a
neta na vó, a vó no vô, o vô no
rabanete”, e assim sucessivamente, até a colheita do rabanete.
A ilustração auxilia a leitura porque traz
informações que confirmam e complementam o texto. No começo da história, por
exemplo, a frase “O rabanete cresceu-cresceu e ficou grandão-grandão” está
acompanhada pela imagem em quadrinhos do rabanete crescendo. Nas demais
páginas, os personagens, que se acumulam no discurso aparecem “enfileirados”,
tentando arrancar o rabanete. Quando conseguem, todos voam pelos ares,
desfazendo a corrente que se formara. Na página final, uma ilustração do
ratinho com roupa de super-homem completa o texto: “E você acha que o rato
era mesmo o mais forte?”
|
·
Apresentação
do livro para os alunos, explorando o nome da obra, autora do livro, editora e
a imagem;
Um
pouco sobre a autora: Nascida em São Petersburgo, Rússia, em 1919, Tatiana
Belinky veio para o Brasil aos 10 anos de idade, com sua família. Começou a
fazer teatro para crianças em 1948 — e não parou mais. Com a chegada da
televisão, seu grupo teatral foi convidado a apresentar suas peças na então
TV Tupi, lá permanecendo por mais de 10 anos, com quatro espetáculos de
teleteatro por semana, ao vivo, com textos sempre baseados em livros,
promovendo intensamente a literatura e a leitura. É de sua autoria a primeira
grande série adaptada para a televisão de O Sítio do Picapau Amarelo,
de Monteiro Lobato. No total, foram mais de 1.500 textos apresentados pela
televisão. Tatiana também é tradutora e jornalista. Ao longo de sua vida,
recebeu muitos prêmios de teatro, de literatura e de televisão.
|
· Conhecimentos
prévios: O que vocês acham que conta essa história? Será que conseguem me dizer
do que se trata essa história antes mesmo que eu leia? Quem são essas pessoas?
O que elas estão fazendo? Onde elas estão?
· Leia
o título da história, O grande rabanete e verifique se seus alunos sabem o que
é um rabanete. Quem já comeu? Quem gosta de rabanete?
·
Leitura
da história realizada pela professora;
·
Interpretação
oral da sequência da história;
·
Com
imagens da história propor que os alunos ordenem as imagens de acordo com a
sequência que aparecem os personagens na história;
·
Lista
dos personagens em ordem alfabética;
·
Lista
de animais da história;
·
Varal
do alfabeto (ou alfabeto móvel) para formar nome dos personagens da história;
·
Dramatização
da história “O Grande rabanete” realizada pelos alunos.
NA HISTÓRIA: “O GRANDE RABANETE”, O VOVÔ SAIU PARA A HORTA E PLANTOU UM
RABANETE. O RABANETE CRESCEU-CRESCEU E FICOU GRANDÃO-GRANDÃO. O VOVÔ QUIS ARRANCÁ-LO
PARA O ALMOÇO. ENTÃO ELE FOI PARA A HORTA E COMEÇOU A PUXAR O RABANETE. PUXA
QUE PUXA E NADA DO RABANETE SAIR DA TERRA... REPRESENTE ATRAVÉS DE DESENHO OS
PERSONAGENS QUE AJUDARAM O VOVÔ A PUXAR O RABANETE.
|
ALUNO (A): _______________________________________________
DATA:
___________________________________________________
PINTE OS DEDOS DA MÃO QUE MOSTRAM A
QUANTIDADE DE PERSONAGENS QUE AJUDARAM O VOVÔ A PUXAR O GRANDE RABANETE:
Desempenho
do aluno (a): __________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________ |
Texto
informativo:
Rabanete
Rabanete é uma planta pertencente à família das brassicáceas,
originária da região mediterrânea. Quando adulta, a planta mede entre 15 e 20
cm de altura. Sua raiz é um tipo de caule, comestível, de cor vermelha e
sabor picante.
É fonte de vitamina C, que protege contra gripes e resfriados, contém
uma boa quantidade de potássio, evitando a perda de colágeno; sódio, que
auxilia na digestão; e magnésio, importante para manter ativo o sistema
nervoso. Possui poucas calorias, por isso é recomendado para pessoas que
estão em dietas de emagrecimento.
O rabanete pode ser consumido cru, em saladas. Pode ser preparado na
forma de petiscos, uma opção mais saudável em relação aos pratos calóricos
geralmente cozinhados.
O rabanete deve ser conservado, preferencialmente, em geladeira,
dentro de saco plástico.
Ao comprá-lo, prefira os rabanetes lisos, firmes e sem rachaduras.
http://www.brasilescola.com/saude/rabanete.htm
|
Aluno(a):
________________________________________________________________
Data:
___________________________________________________________________
Observe os desenhos da história "O grande
rabanete" e forme frases com criatividade. Escreva com letra legível, inicie a frase
com parágrafo e letra maiúscula:
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
Sugestão de produção textual:
Na sua opinião, você acha que o rato era
mesmo o mais forte? Inicie a frase sempre com parágrafo e letra maiúscula. Não esqueça
de escrever o título de sua história.
___________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Desempenho do aluno (a): __________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Desempenho do aluno (a): __________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Outras sugestões de produção textual:
·
Elaborar
um convite, convidando outro bichinho para comer o rabanete, lembre-se de
escrever o local e a data:
Observe as etapas do desenvolvimento do rabanete
na história em quadrinho e produza um texto. Lembre-se de escrever com letra
legível, parágrafo e letra maiúscula quando necessário. Não se esqueça do
título.
__________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
Desempenho do aluno (a): _________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
Então todos sentaram e juntos comeram o
rabanete, que era tão grande que deu pra todos. Observe os quadrinhos o rato
comendo o rabanete, o que ele pensou que era? Ele gostou? O que ele fez?
__________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
Desempenho do aluno (a): _________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
Tatiana Belinky nasceu muito longe daqui, na
Rússia, e chegou ao Brasil com seus pais e dois irmãos menores, quando tinha
dez anos de idade. Então viveu, cresceu, estudou e casou aqui no Brasil, em São
Paulo. Procure no mapa do Brasil, o Estado de São Paulo e pinte-o:
Problemas
matemáticos envolvendo a complexa divisão de rabanetes:
a) Se o rabanete era tão grande, que até
sobrou para a minhoca, em quantas partes ele foi dividido?
Veja se seus alunos levam em conta as
informações presentes apenas na ilustração (páginas 28 a 30): o ratinho
imaginou que o rabanete fosse queijo, quando provou, não gostou nem um pouco e
acabou deixando seu pedaço cair no chão. A minhoca não se fez de rogada e deve
ter se fartado toda feliz... Oba! Assim, é preciso considerar que a minhoca não
estava incluída na divisão inicial, certo?
b) Comprei na Saraiva o livro “O grande
rabanete” por R$ 32,90. Livraria Para pagar levei R$ 50,00. Quanto recebi de
troco?
c) Ainda pode-se comprar o livro “O grande
rabanete” em 6 X de R$ 5,49.
·
Germinação
(etapas do desenvolvimento das plantas);
Experiência
Vídeo: germinação
Trabalhei esta história em minha classe(lº ano)e foi um sucesso, surgindo até uma música (puxa, puxa, puxa o rabanete e o rabanete nada...). Depois de explorar bastante o conteúdo da mesma, um dos meus alunos concluiu dizendo que se tratava de "trabalho em equipe". Achei o máximo a sua percepção!
ResponderExcluirTia Ge - N. Friburgo - RJ
Parabéns pelo trabalho realizado em sua sala de aula!
ResponderExcluiradoreiii esse projeto!!!!!!!!!!! Parabens
ResponderExcluirGostei muito da sua atividade,obrigado por compartilhar.
ResponderExcluirExcelente
ResponderExcluirJá trabalhei várias vezes e dessa vez ampliou meu repertoio de atividades!
Parabens