Área do
conhecimento:
Língua Portuguesa, Matemática, Arte
Conteúdo:
Linguagem oral, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Leitura
silenciosa, individual e coletiva da música.
Reconhecimento
das unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras
Biografia
do cantor e compositor
Produção textual
Formas Geométricas
Formas Geométricas
Objetivos:
- Conhecer o poema: A Foca;
- Ampliar o conhecimento do aluno sobre as
características do poema;
- Identificar palavras que rimam;
- Brincar com rimas;
- Favorecer a compreensão e a memorização do
texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;
- Confeccionar a dobradura da foca;
- Identificar a forma geométrica utilizada na confecção da foca.
- Confeccionar a dobradura da foca;
- Identificar a forma geométrica utilizada na confecção da foca.
Desenvolvimento:
A Arca
de Noé
Vinícius
de Moraes
Ilustrações de Laurabeatriz
São Paulo: Companhia da Letrinhas
A primeira edição de A arca de Noé foi publicada em 1970 e muito bem recebida pela
crítica. A permanência desses poemas no imaginário das crianças é prova de
que se trata de um clássico. Como o título sugere, a maioria dos poemas que
compõem essa obra tem como tema os animais. São 32 poemas ao todo, sendo 23
dedicados aos bichos. Os demais versam sobre desde aspectos religiosos a
objetos caseiros e elementos da natureza. Nos poemas sobre animais,
encontramos formatos diversos para os textos: há aqueles nos quais o próprio
animal se apresenta (A pulga e O porquinho), outros em que um suposto
narrador conta em versos as peripécias ou características do bichinho (O
pato, O peru, O gato), e também os que aparecem em forma de conversa (O
pinguim e O elefantinho). Em todos eles, o humor se apresenta no modo
irreverente como os animais desfilam em cada poema. Outro aspecto dessa obra
é a musicalidade dos textos. Não só porque boa parte dos poemas virou música
na parceria do autor com o compositor Toquinho – basta ouvir os CDs Arca de
Noé I e Arca de Noé II -, mas também pelos recursos linguísticos utilizados.
As ilustrações em preto e branco de Laurabeatriz apresentam um estilo leve,
que opta pelo tracejado e pelo pontilhado em alguns casos. Os desenhos ocupam
um pequeno espaço nas páginas e primam pela delicadeza. Folheando o livro de
perto é que o leitor pode apreciar as imagens e associá-los aos textos.
|
Apresentação do livro para os alunos,
explorando o nome da obra, autora do livro, editora, imagem e chamar a atenção
para as características próprias de um livro de poemas. Apresentar o sumário e
realizar uma prática comum entre os leitores: localizar em qual página está o
poema que será lido pela professora.
Ativação
de conhecimentos prévios:
A
professora vai ler o poema “A Foca” Quem
já viu uma foca? Onde? Como é a foca? Onde vive? Como é coberto o seu corpo?
Sua classificação no reino animal? O que ela come?
Escrever o poema em um cartaz e fixar na
parede:
Leitura
e exploração do texto.
Deixar
que os alunos explorem o texto, verificando se existe nele, letra ou palavra
que já conhecem.
Ler
o poema para os alunos apontando com uma régua.
Incentivá-los
a ler junto e individualmente.
A
FOCA
QUER VER A
FOCA
FICAR
FELIZ?
É PÔR UMA
BOLA
NO SEU
NARIZ.
QUER VER A
FOCA
BATER
PALMINHA?
É DAR A ELA
UMA
SARDINHA.
QUER VER A
FOCA
COMPRAR UMA
BRIGA?
É ESPETAR
ELA
BEM NA
BARRIGA.
LÁ VAI A
FOCA
TODA
ARRUMADA
DANÇAR NO
CIRCO
PRA
GAROTADA
LÁ VAI A
FOCA
SUBINDO A
ESCADA
DEPOIS
DESCENDO
DESENGONÇADA.
QUANDO
TRABALHA
A
COITADINHA
PRA
GARANTIR
SUA SARDINHA.
VINÍCIUS DE MORAES
|
Ver o vídeo com a música "A Foca":
Ouvir
e cantar a música “A Foca”:
Biografia
do cantor e compositor Vinicius de Moraes.
Varal
do alfabeto ou letra móvel para formar a palavra foca.
Entregar
para cada aluno a letra do poema e incentivá-los a ler apontando as palavras. Procurar
no poema a palavra foca, circular e pintar.
Confeccionar uma dobradura da foca e ilustrar
o poema com criatividade.
(estou postando duas sugestões para sua escolha, uma realizada com círculos e outra com quadrado, está é uma boa oportunidade para trabalhar com seus alunos o conteúdo Formas Geométricas).
(estou postando duas sugestões para sua escolha, uma realizada com círculos e outra com quadrado, está é uma boa oportunidade para trabalhar com seus alunos o conteúdo Formas Geométricas).
Sistematização
do código:
Chamar atenção dos alunos para a sonoridade
da primeira letra da palavra foca.
Nos crachás ou lista de chamada, procurar
nomes de alunos com a letra F.
Qual
é a sílaba que começa a palavra foca? Dizer outras palavras que comecem com FO e registrá-las no quadro ou cartaz.
Qual
é a última sílaba da palavra foca? Dizer outras palavras que terminem com CA e registrá-las no quadro ou cartaz.
Mostrar as quatro maneiras de escrever a
letra F.
Orientar os alunos para fazer o movimento
correto da letra cursiva no ar, na carteira, no quadro, etc. Só depois de
explorar bastante o traçado correto da letra entregar o caderno para o aluno
treinar a coordenação correta.
Atividades
no caderno:
OBSERVE A PALAVRA:
F
|
O
|
C
|
A
|
A) PINTE AS VOGAIS DE AMARELO E AS CONSOANTES
DE VERMELHO.
B) QUANTAS LETRAS TÊM A PALAVRA? _______
C) QUAL É A PRIMEIRA LETRA? _______
D) QUAL É A ÚLTIMA LETRA? _______
D) VAMOS SEPARAR EM SÍLABAS?
No quadro abaixo está
escrito a palavra FOCA, em cada
linha está faltando uma letra. Complete com a letra faltosa:
F
|
O
|
C
|
A
|
F
|
C
|
A
|
|
O
|
C
|
A
|
|
F
|
O
|
C
|
|
F
|
O
|
A
|
Entregar
para cada aluno o poema faltando algumas palavras para o aluno identificá-las e
escrever:
A
FOCA
QUER
VER A FOCA
FICAR
FELIZ?
É
PÔR UMA BOLA
NO
SEU _________________
QUER
VER A FOCA
BATER
PALMINHA?
É
DAR A ELA
UMA
____________________
QUER
VER A FOCA
COMPRAR
UMA BRIGA?
É
ESPETAR ELA
BEM
NA _________________
LÁ
VAI A FOCA
TODA
ARRUMADA
DANÇAR
NO CIRCO
PRA
____________________
LÁ
VAI A FOCA
SUBINDO
A ESCADA
DEPOIS
DESCENDO
DESENGONÇADA
QUANDO
TRABALHA
A
COITADINHA
PRA
GARANTIR
SUA
____________________.
VINÍCIUS DE MORAES
|
Fixar um cartaz na sala de aula com lista de
palavras com a sílaba da letra F:
CIRCULAR
E PINTAR AS SÍLABAS FA – FE – FI – FO – FU NAS PALAVRAS:
FA
fa
|
FE
fe
|
FI
fi
|
FO
fo
|
FU
fu
|
FACA
FALA
FADA
FAMA
FAMÍLIA
FÁBIO
|
FEIO
FEIA
BIFE
BOFE
CAFÉ
FEBRE
|
FIO
FICA
FILA
FITA
FIADO
FILHO
|
FOCA
FOFO
FOFA
FOI
BAFO
FOME
|
FUBÁ
FUI
FUSCA
FUMAÇA
FUTURO
FUTEBOL
|
FORMAR
AS PALAVRAS NO VARAL DO ALFABETO OU LETRAS MÓVEIS, EM SEGUIDA RESOLVER A
CRUZADINHA:
Muito bom esse plano de aula amei !!
ResponderExcluirGostei muito, parabéns!
ResponderExcluirObrigada por partilhar.
ResponderExcluirProf.ª Neusa
Ótimo!
ResponderExcluirParabéns pelo planejamento.... arrasou.
ResponderExcluirParabéns pelo seu planejamento!Amei!
ResponderExcluir