ÁREA DO CONHECIMENTO:
Língua Portuguesa
Matemática
CONTEÚDO:
Oralidade
Interpretação oral
Leitura silenciosa, individual e coletiva
Biografia do cantor e compositor
Relação fonema/grafema
Adição
OBJETIVOS:
-
Desenvolver fluência e domínio progressivo de entonação e ritmo ao falar e ler.
- Ler silenciosamente, coletivamente e
individualmente a tirinha.
- Identificar oralmente o gênero de um texto
a partir de suas características.
- Ler imagens reconhecendo as expressões do
desenho.
- Favorecer a compreensão e a memorização do
texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma.
- Conhecer a biografia do artista.
-
Estabelecer relação entre fonema e grafema (Ler e escrever palavras com as
sílabas ba, be, bi, bo, bu).
-
Resolver operações de adição.
DESENVOLVIMENTO:
1º MOMENTO:
Reproduzir a tirinha em um cartaz:
Vocês
já tinham visto esse gênero textual? Onde?
Quantos
quadrinhos há nessa tirinha?
Quem
sabe o nome desse personagem? Qual é a cor da camisa? Do calção? Do cabelo? Do
sapato?
O
que ele tem no braço?
Chamar
a atenção para os balões. Alguém sabe o que está escrito nos balões?
Chamar
a atenção dos alunos para a expressão fisionômica do personagem.
Quem
será que escreveu essa tirinha? Contar um pouco sobre a vida de Maurício de
Souza.
2º MOMENTO:
Leitura
e exploração do texto:
Deixar
que os alunos explorem o texto, verificando se existe nele, letra ou palavra
que já conhecem.
Ler
a tirinha para os alunos apontando com uma régua.
Incentivá-los
a ler coletivamente e individualmente.
Entregar para os alunos o varal do alfabeto
para formar a palavra BIDU
OBSERVE A PALAVRA:
B
|
I
|
D
|
U
|
Quantas letras têm a palavra? _______
Qual é a primeira letra? _______
Qual é a última letra? _______
Quantos pedacinhos (ou quantas vezes abrimos
a boca para dizer a palavra?) tem a palavra? ___
3º MOMENTO:
Apresentar
para os alunos outras palavras com o padrão silábico. (cartaz)
Realizar a
leitura (coletiva, individual, só meninas, só meninos...)
Mostrar as
quatro maneiras de escrever a letra B.
4º MOMENTO:
Sistematização do código:
Circule
e pinte as sílabas e vamos estudar as palavrinhas escritas com a letra b:
BA
ba
|
BE
be
|
BI
bi
|
BO
bo
|
BU
bu
|
ABA
OBA
BAÚ
BALA
BANANA
BATATA
BALEIA
BAFO
|
BEBÊ
CABELO
BEBIDA
BELA
BELO
BETUME
BELEZA
BETO
|
BIA
BICO
BICA
BIFE
BIJU
BIANCA
BICICLETA
|
BOA
BOI
BOCA
BOLO
BOLA
CUBO
BONECA
BONÉ
BOTA
|
BULE
URUBU
BULA
BÚFALO
BUTUCA
BUZINA
JABUTI
|
VAMOS LER COM ATENÇÃO AS PALAVRAS E REPRESENTÁ-LAS COM DESENHO:
BALA
|
BOLA
|
BULE
|
BOLO
|
BALÃO
|
BONECA
|
BONÉ
|
BOI
|
CABELO
|
Recursos:
cartaz, varal do
alfabeto,
livro Ápis páginas:
Avaliação:
leitura individual,
avaliação da escrita de palavra com B, correção das atividades.
gostei deste plano de aula
ResponderExcluirMUITO BOM, ADOREI A IDEIA E VOU TRABALHAR COM MEUS ALUNOS DO AEE, DIGO ADAPTAR DE FORMA QUE ELES COMPREENDA.PARABÉNS!
ResponderExcluirGOSTEI. ME AJUDOU BASTANTE.
ResponderExcluiradorei o plano de aula bem elaborado e bastante criativa.
ResponderExcluirFicou uma sequência muito interessante para alfabetizar.
ResponderExcluirE, ainda, possibilita a produção de texto da perspectiva do sumiço do Bidu.
Muito bom esse plano
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