1 - O que é
Sem que
haja um produto, como nos projetos, as sequências didáticas pressupõem um trabalho
pedagógico organizado em uma determinada sequência, durante um determinado período
estruturado pelo(a) professor(a), criando-se, assim, uma modalidade de
aprendizagem mais orgânica. Os planos de aula, em geral, seguem essa
organização didática.
A sequência
didática permite, por exemplo, que se leiam textos relacionados a um mesmo tema,
de um mesmo autor, de um mesmo gênero; ou ainda que se escolha uma brincadeira e
se aprenda sua origem e como se brinca; ou também que se organizem atividades
de arte para conhecer mais as várias expressões artísticas, como o teatro, a
pintura, a música etc.; ou que se estudem conteúdos das várias áreas do
conhecimento do ensino fundamental, de forma interdisciplinar.
Lendo
Fábula
Objetivo:
trabalhar com as estratégias de leitura, no sentido de a criança
ir tomando consciência de que o processo de ler prevê seleção, antecipação,
inferência e verificação de aspectos do texto que se lê.
Desenvolvimento
do trabalho
Os momentos
de trabalho, a seguir, representam um modo de ler diferente, por exemplo, do
que foi proposto na atividade permanente. Agora se trata de fazer uma espécie
de “modelagem” das estratégias que um leitor proficiente faz para compreender o
que lê. Um bom começo é acomodar as crianças de forma que se sintam
confortáveis para a leitura.
1º Momento -
antes da leitura
Atividades
cujo objetivo é trazer o repertório do leitor (seus conhecimentos prévios) para
a compreensão textual, discutindo os elementos contextualizadores do texto:
autor, portador, título, sumário, capas, assunto/tema, ilustrações.
1 – Mostre
a capa e quarta-capa do livro em que está publicada a fábula, discutindo suas ilustrações
(ou então use outro livro de fábulas, em que há essa fábula, mesmo em outra
versão, ou outra fábula ainda...). Mostre também as ilustrações internas.
Provavelmente, as crianças já conseguirão relacioná-las a histórias de seu
repertório. Pergunte, a partir dessas primeiras indicações, se sabem o que se
vai ler, nesse momento.
2 – Quando
ler o título do livro, “Fábulas de Esopo”, é bem possível que muitas crianças explicitem
que conhecem fábulas sim. Peça, então, que algumas contem algumas histórias que
conheçam. Não há problema se forem contos de fadas ou outras histórias
tradicionais e não, exatamente, fábulas. Essa é apenas uma boa oportunidade de
os leitores se aproximarem do gênero textual “fábula” – afinal, a classificação
dos gêneros textuais também não é tão tranquila, mesmo entre os especialistas.
3 – Em
relação ao autor, conte às crianças quem foi Esopo: um escravo que teria vivido
na Grécia, no século V a.C., considerado o maior divulgador de fábulas. No
entanto, não se sabe nem se ele realmente existiu. Pode ser que algumas
crianças se lembrem de Monteiro Lobato, que também escreveu suas versões de algumas
fábulas. Incentive-as para que falem a respeito.
4 – Em
seguida, leia os títulos de algumas fábulas presentes no livro, perguntando se as
crianças conhecem algumas delas. Seria interessante ouvir algumas dessas
histórias contadas pelas crianças.
Se esse
momento, em que se explicitam os conhecimentos dos estudantes, for rico em
discussão, as crianças possivelmente estarão mais motivadas, inclusive, para
prosseguirem com a leitura. Se você registrar as reflexões feitas, em forma de cartaz,
por exemplo, poderão discutir as hipóteses levantadas, o que é fundamental para
o processo de leitura: fazer antecipações iniciais que se vão ou não confirmando
ao longo da leitura.
2º Momento
– durante a leitura
Atividades
cuja finalidade é apresentar alguns objetivos orientadores do ato de ler, por
meio de um levantamento de aspectos que auxiliem a construção dos sentidos do
texto: o tema, o gênero textual em suas funções e características, os recursos
expressivos utilizados pelo autor. Dessa forma, você estabelece com os estudantes
alguns objetivos para antecipar aspectos importantes do texto, por meio de um
mapa textual que os ajude na compreensão global do que vão ler.
1 – Antes
de realizar a leitura da fábula, em voz alta, para as crianças, peça que
prestem atenção
- em quem
participa da história e como agem;
- nos
três momentos da narrativa;
- no
ensinamento presente na fábula.
2 – Leia,
expressivamente, a história.
3º Momento
– depois da leitura
Atividades
cujos objetivos são ampliar as referências culturais dos leitores, especialmente
os conteúdos das várias áreas do conhecimento implicadas no texto, refletindo
sobre seus aspectos polêmicos e, ainda, discutir as perspectivas do narrador e
do leitor. É também momento de ensinar o estudante a fazer paráfrases (orais ou
escritas) do que leu e produzir textos em outras linguagens (desenho, pintura, dramatização
etc.);
1 – Discuta
as hipóteses das crianças levantadas no 1º momento: confirmaram-se? Totalmente?
Parcialmente? Não se confirmaram? Por quê? Veja que não é reduzir ao “acertou ou
errou”, mas valorizar os conhecimentos dos leitores.
2 –
Converse com as crianças sobre as personagens da história: urso e abelhas.
Pergunte se sabem qual é uma das comidas prediletas dos ursos, para que
percebam que esse é o motivo inicial da discórdia entre o urso e a abelha que o
picou primeiro. Aproveite para retomar o título da fábula, o qual confirma o
tema da história. Se as crianças se lembrarem de outras fábulas, vão perceber
que, em geral, muitas delas têm como título o nome dos animais que são
personagens: “A lebre e a tartaruga”, “O leão e o rato”, “O burro e o cão”, “O
galo e a raposa” etc.
3 – Discuta
como a abelha agiu para defender sua moradia e como o urso agiu sob o comando da
raiva. Problematize a questão, falando também sobre os comportamentos humanos em
determinadas situações. As crianças conhecem algum filme em que essas situações
também são apresentadas? Como foi isso? Essa discussão vai deixando claro para
os estudantes uma das características da fábula como gênero textual.
4 –
Converse sobre os três momentos da história: a ação do urso procurando mel; a picada
da abelha e a reação do urso; o ataque maciço das abelhas. Sabemos que o enredo
de uma narrativa ficcional tradicional articula- se em torno de uma situação
inicial, uma complicação/desequilíbrio e um desfecho.
Evidentemente
que essa nomenclatura não precisa ser explicitada para as crianças, mas provavelmente,
ao conhecer mais essas narrativas, eles irão se apropriando da concepção de que
esses elementos fazem parte do gênero textual.
5 – Faça
com as crianças, oralmente, alguns exercícios de substituição de certas
palavras ou expressões do texto, para que percebam certos recursos linguísticos
usados pelo autor:
a) “O
urso começou a farejar o tronco”. Que outra palavra poderia ser usada? Cheirar?
Qual a diferença entre “cheirar” e “farejar”? Parece que “farejar” é mais
próprio de bicho, de animal.
b) “A
abelha deu uma picada daquelas no urso”. Como seria outra forma de dizer
isso? A abelha deu uma enorme picada no urso? A abelha deu uma picada muito grande
no urso? Outras possibilidades?
c) “O
urso ficou louco de raiva”. Como as crianças diriam isso, com outras
palavras? O urso ficou muito bravo mesmo? O urso ficou com muita raiva? Outras possibilidades?
6 – Leia de
novo a moral da fábula “O urso e as abelhas” e peça que as crianças comentem-na:
concordam com ela? Por quê? Discordam? Por quê? Já viveram alguma situação
parecida? Conhecem alguém que viveu? Como foi? Faça uma lista de provérbios que
os estudantes conhecem, explicando que os provérbios são frases prontas que
vieram das fábulas e acabaram por ficar independentes das histórias.
7 – Peça
que as crianças façam paráfrases orais da fábula. Lembre-se de que esse momento
é para recontar com as próprias palavras, sem fugir do texto. Um leitor pode
ajudar o outro.
8 – Peça
que as crianças imitem a cena em que o urso corre para o lago, com as abelhas atacando-o.
A expressão corporal é uma importante linguagem humana, especialmente na
infância. Aproveitem o momento para se divertir com as diferentes maneiras por meio
das quais as crianças representam o urso em seu desespero para se safar do
ataque das abelhas.
9 –
Solicite, depois, que os estudantes desenhem esse mesmo momento. É enriquecedor
que as crianças possam se expressar a partir de várias e diferentes linguagens.
Em seguida, se tiver a edição indicada, mostre a ilustração da fábula no livro
em que há exatamente esse episódio. Conversem a respeito, especialmente sobre
as diferentes possibilidades de ilustrar uma mesma cena.
10 –
Organize com as crianças uma maquete da floresta onde teria acontecido a
história do urso e das abelhas. Solicite que, primeiramente, as crianças falem
a respeito. Depois, anote aspectos que devem ser considerados numa descrição
mais minuciosa desse espaço. Não se esquecer de que a “floresta”, nas histórias
tradicionais, que tanto encanta as crianças, tem toda uma magia que aflora
nossa imaginação, nossas sensações e até mesmo nossos medos. Assim, a maquete
poderia contemplar de alguma forma, as representações sobre esse espaço tão
especial.
4º Momento –
Sistematização do Código
Com o varal do alfabeto ou alfabeto móvel formar as palavras urso e
abelha, explorando a letra inicial e final, número de sílabas e número de
letras, rimas;
OBSERVE
A PALAVRA:
U
|
R
|
S
|
O
|
A)
PINTE AS VOGAIS DE AMARELO E AS CONSOANTES DE AZUL.
B)
QUANTAS LETRAS TÊM A PALAVRA? _______
C)
QUAL É A PRIMEIRA LETRA? _______
D)
QUAL É A ÚLTIMA LETRA? _______
E)
QUANTAS SÍLABAS TEM A PALAVRA? ______
F)
VAMOS SEPARAR EM SÍLABAS?
NO QUADRO ABAIXO ESTÁ ESCRITO A PALAVRA ABELHA, EM CADA LINHA ESTÁ FALTANDO UMA
LETRA. COMPLETE COM A LETRA FALTOSA:
A
|
B
|
E
|
L
|
A
|
|
A
|
E
|
L
|
H
|
A
|
|
B
|
E
|
H
|
A
|
||
A
|
B
|
L
|
H
|
A
|
|
B
|
E
|
L
|
H
|
ESCREVA
UMA PALAVRA PARA CADA LETRA DA PALAVRA URSO:
U
= ____________________
R
= ____________________
S
= ____________________
O
= ____________________
5º Momento –
Atividades de Interpretação e Compreensão do texto
1 - Qual é o título da fábula?
________________________________________________________________________
2 - Qual é o assunto da fábula?
________________________________________________________________________
3 - Quais são os personagens da fábula?
________________________________________________________________________
4 - O que aconteceu?
________________________________________________________________________
5 - Onde aconteceu?
________________________________________________________________________
6 - Quando aconteceu?
________________________________________________________________________
Releia o texto com atenção para responder as questões abaixo:
1 - O que o urso farejou no tronco da árvore caída?
________________________________________________________________________
2 - Ele conseguiu encontrar o que farejava? Por quê?
________________________________________________________________________
3 - Por que razão a abelha picou o urso?
________________________________________________________________________
4 - O que aconteceria se as abelhas alcançassem o urso antes dele pular no lago?
________________________________________________________________________
5 - Qual é o ensinamento que a fábula está transmitindo? Escreva com suas palavras.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Você concorda com esse ensinamento? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
2 - Qual é o assunto da fábula?
________________________________________________________________________
3 - Quais são os personagens da fábula?
________________________________________________________________________
4 - O que aconteceu?
________________________________________________________________________
5 - Onde aconteceu?
________________________________________________________________________
6 - Quando aconteceu?
________________________________________________________________________
Releia o texto com atenção para responder as questões abaixo:
1 - O que o urso farejou no tronco da árvore caída?
________________________________________________________________________
2 - Ele conseguiu encontrar o que farejava? Por quê?
________________________________________________________________________
3 - Por que razão a abelha picou o urso?
________________________________________________________________________
4 - O que aconteceria se as abelhas alcançassem o urso antes dele pular no lago?
________________________________________________________________________
5 - Qual é o ensinamento que a fábula está transmitindo? Escreva com suas palavras.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Você concorda com esse ensinamento? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Marque
com (X) a resposta correta:
1- No
trecho “A única coisa que conseguiu foi fazer o enxame inteiro sair atrás
dele.” A palavra dele refere-se
ao
(A)
enxame.
(B)
ninho.
(C)
tronco.
(D) urso.
2- “O
urso fugiu a toda velocidade...” quer dizer que o urso fugiu
(A)
calmamente.
(B)
lentamente.
(C)
mansamente.
(D)
rapidamente.
3- Para
entender a história, é importante saber que o urso gosta de
(A)
abelhas.
(B)
trevos.
(C)
tronco.
(D) mel.
4- Uma
das abelhas do enxame picou o urso quando ele
(A)
começou a farejar o tronco.
(B) fugiu a toda velocidade.
(C) mergulhou a cabeça num lago.
(B) fugiu a toda velocidade.
(C) mergulhou a cabeça num lago.
(D)
voltou do campo de trevos.
5- O
enxame inteiro atacou o urso porque ele
(A)
desapareceu num buraco.
(B) ficou
louco de raiva.
(C)
tentou destruir o ninho.
(D) topou
com uma árvore.
6- Os dois pontos usados depois
da palavra “Moral” servem para
(A) fazer
uma pausa na leitura.
(B) indicar apenas uma repetição.
(C) mostrar a lição da história.
(D) apresentar uma dúvida.
(B) indicar apenas uma repetição.
(C) mostrar a lição da história.
(D) apresentar uma dúvida.
7- “O
URSO E AS ABELHAS” é um texto:
(A)
narrativo.
(B)
poético.
(C) informativo.
(C) informativo.
(D)
descritivo.
Leia o
texto com atenção e complete com os verbos que estão faltando. Atenção os
verbos estão no quadro abaixo:
O urso e as abelhas
Um urso ___________ com uma árvore caída que servia de depósito de mel
para um enxame de abelhas. ____________ a farejar o tronco quando uma das
abelhas do enxame ______________ do campo de trevos.
Adivinhando
o que ele queria, ___________ uma picada daquelas no urso e depois __________________
no buraco do tronco.
O
urso ____________ louco de raiva e se pôs a arranhar o tronco com as garras
na esperança de destruir o ninho. A única coisa que _____________ foi fazer o
enxame inteiro sair atrás dele. O urso ____________ a toda a velocidade e só
se _______________ porque ________________ de cabeça num lago.
Moral da história: Mais vale suportar um só ferimento em
silêncio que perder o controle e acabar todo machucado
(Fábulas de Esopo/compilação: Russel Ash e Berbard
Higton; tradução de Heloísa
Jahn. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994)
|
6º Momento –
Produção textual
Forme
frases com o desenho abaixo. Lembre-se de iniciar com parágrafo e letra
maiúscula:
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
_______________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
Proponha
uma questão para as crianças: se houvesse um diálogo na fábula entre o urso e a
abelha, como poderia ser ele? Essa é uma boa oportunidade de discutir as formas
de diálogo das narrativas e, se quiser, até mesmo a diferença entre um diálogo
oral e um escrito.
Faça uma
lista de títulos de fábulas que as crianças conhecem, salientando quem são os
personagens e que comportamentos humanos representam. Sabemos que a fábula é
uma narrativa curta, que faz uma crítica a certos comportamentos humanos por
meio de personagens que são animais. Nela há sempre uma moral, que pode vir
explícita no texto ou não.
Recursos: Livro - Ensino Fundamental de Nove Anos -
Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade (MEC), varal do
alfabeto ou alfabeto móvel, livro com a fábula, vídeo do Youtube.
Avaliação: leitura individual, produção textual para avaliar o nível de escrita, escolher uma das atividades ou criar outras para verificar a aprendizagem dos alunos.
Muito bem produzida essa sequência. Adorei!
ResponderExcluirParabéns muito bom!
ResponderExcluirAmei....
ResponderExcluirÓtima, boas colocações!
ResponderExcluirParabéns pela sequência didática! Vou usar com meus alunos. Obg
ResponderExcluirÓtima,amei...
ResponderExcluirótima amei...
ResponderExcluir